Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/06/2010 09:50 - Inovação em vez de tradição na hora do chá

Nestlé vai se lançar nesse mercado com um sistema semelhante ao do Nespresso

 

Estarão os hábitos europeus de beber chá, refinados ao longo de 400 anos, maduros para mudanças? A Nestlé, gigante suíça de alimentos e bebidas, acha que sim. A companhia pretende seguir o sucesso de seu sistema de cápsulas de café Nespresso na Europa com um produto similar para o mercado de chás. O nome: Special T.

 

O sistema será introduzido em breve na França e, se tiver êxito, em grandes países europeus. Depois disso, os mercados potenciais incluem Rússia, Turquia, Estados Unidos e até as grandes cidades da China. A implantação do Special T é chefiada por Henk Kwakman, executivo da Nestlé que encabeçou o programa do Nespresso. Para ele, o fato de a hora de se tomar chá ser valorizada em vários países do mundo é a prova de que a aposta tem tudo para dar certo.

 

A Nestlé não inventou a cápsula de café ? essa honra é reivindicada pela Illy da Itália ?, mas a companhia suíça a transformou num sucesso de marketing global. O processo do Special T é muito parecido ao usado nas máquinas de café para cápsulas. Cápsulas de alumínio seladas contendo folhas de chá são inseridas na máquina, que então reconhece qual dos 25 blends ? incluindo chá preto, chá verde, chá branco, chá azul e infusões ? foi escolhido. O tempo de preparo e a temperatura da água são regulados para combinar com o blend.

 

Após a oferta introdutória, a máquina será vendida na França por 129 (US$ 160) e cada dez cápsulas vão custar 3,5. Um filtro novo será oferecido com compras a granel de 150 cápsulas. O custo é parecido com o do Nespresso, que se situa entre o que é vendido em supermercados e num café.

 

Mas será que o mesmo modelo funcionará com os amantes de chá? "Vai levar algum tempo" admite Kwakman. "Ainda há um trabalho para explicar por que a máquina está aí e como ela oferecerá benefícios." Para ele, os benefícios incluem levar chá de qualidade, preparado da maneira certa, para um público amplo.

 

Expansão. Em certos aspectos, o momento escolhido pela Nestlé parece mesmo favorável. Os benefícios para a saúde percebidos para o chá ? seu teor de cafeína é menor que o do café e estudos apontam para propriedades antienvelhecimento ? ajudaram o mercado a se expandir nos últimos anos. E as vendas de comidas e bebidas tradicionalmente se sustentam durante recessões econômicas.

 

O mercado de varejo europeu ocidental para chás veio crescendo anualmente em cerca de 3,5% na última década, e subiu para 4 bilhões em 2009 ? 20% das vendas globais ? ante 2,8 bilhões uma década antes, segundo a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International. A título de comparação, o mercado europeu de café movimenta 12,8 bilhões.

 

Mas não faltam céticos prontos para derrubar as ambições com chá da Nestlé. Apesar de ser líder em café, a companhia é, de certa forma, uma iniciante em chá; até agora, só ofereceu chás gelados, por exemplo. Depois, há a conveniência estabelecida pela dupla saquinho e chaleira. "Se o mercado está pronto para isso? É possível, mas há muita competição", diz Fabien Maiolino, diretor da Maison des Trois Thes, uma compradora, distribuidora e consultoria de chá, baseada em Paris.

 

Maiolino destaca que, por outro lado, pode levar tempo para a empresa persuadir os consumidores mais sofisticados de chá em folha e aromatizado. Ele observa, ainda, que companhias chinesas também estão estudando uma entrada na Europa, depois de já terem se expandido na Ásia.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>