Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

31/05/2010 10:27 - Gastos publicitários aumentam com produtos inéditos e rivalidade maior

Os maiores anunciantes do país, que historicamente investem altas somas em campanhas publicitárias nos meios de comunicação, chegaram a mais que dobrar o volume aplicado no ano passado, em relação a 2008. Entre as 20 companhias que mais desembolsaram recursos nessa área, em apenas cinco empresas há retração no montante - sendo que em dois casos, a queda é tímida, de 2%.

 

Os dados fazem parte do ranking "Agências & Anunciantes", realizado em parceria entre o grupo Meio & Mensagem e o Ibope Monitor. O material considera o valor da mídia negociada com os descontos que são acertados entre as partes.

 

De acordo com o levantamento, Danone (143%), Procter & Gamble (132%), TIM (91%) e Hyundai (63%) registraram a mais altas taxa de expansão entre as 50 maiores do ranking, como fruto de estratégias individuais de posicionamento de novos produtos e serviços. Na liderança, não houve mudanças - os três maiores anunciantes continuam sendo Casas Bahia, Unilever e AmBev, nessa ordem.

 

Alguns movimentos explicam a necessidade de gasto maior em 2009. A tentativa de virar a página da crise global levou as companhias a tirarem da gaveta projetos congelados e a apostar em lançamentos. A capacidade de reação da economia na fase turbulenta foi crucial nesse processo. "O segundo semestre teve participação fundamental no desempenho do setor. Mas em 2010, já vemos o mercado extremamente aquecido nos primeiros meses do ano por conta de Copa do Mundo", afirma Erh Ray, presidente da BorghiErh/Lowe, agência de publicidade com a maior taxa de crescimento em 2009, segundo o ranking.

 

"A partir de maio do ano passado, com os sinais de que a retomada poderia se consolidar, os investimentos ganharam o fôlego. Redução de impostos e manutenção dos níveis de crédito foram vitais nesse processo", diz Roberto Mesquita, presidente-executivo da agência Neogama, dona da conta da TIM.

 

Numa análise mais detalhada, o ranking revela o esforço de algumas empresas em tentar crescer em mercados já dominados por líderes com marcas tradicionais. É o caso da coreana Hyundai, marca representada no Brasil pelo grupo Caoa. A montadora tornou-se a segunda maior anunciante do Brasil no setor automobilístico - só perde para a Fiat. Outro destaque é a Danone, que desembolsou mais recursos na consolidação de um novo segmento, os iogurtes funcionais, com a marca Activia.

 

O ranking das maiores agências do setor em investimento em mídia, publicado também pelo grupo M&M, continua a ser liderado pela Young&Rubicam Brasil, que registrou tímido aumento de 1% no volume investido em 2009. A queda de 2% nos desembolsos de seu cliente Casas Bahia, o maior anunciante do país, explicam a estabilidade nos resultados. Desde 2002, essa é a segunda vez que a rede reduz o valor aplicado. Entre as mais tradicionais agências no país, os maiores crescimentos foram da Age (139%), Borghierh/Lowe (55%) e Neogama (44%).

 

Em 2010, esse ranking deve sofrer novas mudanças. "Já fomos terceiro e quinto colocados neste ano, a depender do período analisado. Tudo está mudando muito rápido. Vamos ter muitas surpresas no ranking de 2010", diz Ray, da BorghiErh/Lowe.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>