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28/05/2010 10:07 - Diversificação garante ganho de shoppings com aluguel

A receita com aluguel das administradoras de shopping centers no Brasil tem avançado bem acima da inflação. A razão para esse crescimento passa por ampliação da Área Bruta Locável (ABL), expansão de novos projetos, aumento de áreas destinadas a merchandising e ampliação de quiosques nos corredores dos empreendimentos.

 

Com uma receita bruta de R$ 150 milhões no primeiro trimestre deste ano, a Multiplan atingiu R$ 99,1 milhões em sua receita de locação no mesmo período, obtendo um aumento de 24,8% impulsionado pelas inaugurações e mudanças no mix de lojas.

 

O aumento desta receita foi beneficiado por dois projetos de expansões da Multiplan, o Park Shopping e o Shopping Anália Franco, que inauguraram expansões de 8.591 m² e 11.667 m² respectivamente, e foram responsáveis por 16,5% do crescimento total do primeiro trimestre deste ano, adicionando R$ 3,2 milhões à receita de locação. Outros dois fatores de aumento de receita de locação da Multiplan foram a inauguração do Shopping Vila Olímpia, no final de 2009, em São Paulo, que adicionou R$ 5,1 milhões à receita bruta do mesmo período, e a mudança no mix de lojas dos shoppings Barra Shopping, Diamond Mall e New York City Center. A receita de aluguel complementar teve uma elevação de 2,5% para 3,3% da participação na receita bruta de locação.

 

O aluguel complementar foi beneficiado principalmente pelo aumento no volume de vendas de material escolar, em decorrência da volta às aulas, e produtos relacionados com a comemoração da Páscoa.

 

A empresa de Shoppings Centers Iguatemi seguiu a mesma tendência de crescimento, mantendo custos de ocupação em patamares confortáveis e alta taxa de ocupação nos empreendimentos. A receita de aluguel, composta por aluguel mínimo, overage e locações temporárias foi responsável por 74,9% da receita bruta do primeiro trimestre, com alta de 14,2% em relação ao mesmo período de 2009. O aumento da receita de locação no trimestre é explicado principalmente pelo crescimento de 15,5% das locações temporárias de quiosques e espaços para merchandising. A taxa de ocupação média do trimestre foi de 97,2%, maior patamar dos últimos dois anos. A receita bruta da administradora Iguatemi no primeiro trimestre de 2010 foi de R$ 62,7 milhões, apresentando crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2009.

 

Já a administradora General Shopping Brasil obteve receita bruta de aluguel de R$ 23,04 milhões no primeiro trimestre e um crescimento de 17,1% em relação ao mesmo período em 2009. Segundo Alessandro Veronezi, CEO e diretor de RI da empresa, tal crescimento foi impulsionado pelo desempenho do planejamento estratégico dos locatários varejistas da administradora.

 

O turn around e o aumento de ABL do Shop Top Center e inauguração outlet Premium, representam 81,5% da receita total de aluguéis.

 

Com uma taxa de ocupação de 98% de seus empreendimentos, a Aliansce teve um crescimento de 31,2% neste ano, ante o primeiro trimestre de 2009 em sua receita bruta de aluguéis, chegando aos R$ 34,21 milhões. A entrada em operação do Boulevard Shopping Belém e do Boulevard Shopping Brasília foi o principal fator deste crescimento, representando 33,7% da receita líquida do primeiro trimestre de 2010. Os novos shoppings geraram um aumento direto de R$ 2,3 milhões nas despesas de depreciação e R$ 1,4 milhões em despesas administrativas de shopping. Os projetos com inaugurações previstas para 2010 irão acrescentar 16.580 m² à ABL própria da companhia. Em janeiro deste ano, a administradora realizou uma captação líquida de R$ 432,2 milhões por meio da emissão de novas ações no mercado de capitais. A Companhia tem um plano de investimentos significativo nos próximos anos e pretende usar todos os recursos captados no IPO no cumprimento deste programa.

 

O objetivo é gerir o caixa captado buscando equilíbrio entre liquidez e rentabilidade. O lucro bruto da Aliansce passou de R$ 23,8 milhões no primeiro trimestre de 2009, para R$ 30,9 milhões neste ano, o que representa um crescimento de 30%, reflexo da entrada em operação de novos shoppings e do desempenho positivo observado nos empreendimentos da administradora como um todo.

 

Veículo: DCI

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