Geral
26/05/2010 10:55 - Conveniência em alta nas farmácias
Não medicamentos movimentam cerca de R$ 1bilhão de janeiro a março.
Dados coletados pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) revelam que a venda de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos nas maiores redes de farmácias do País ultrapassou R$ 1 bilhão no primeiro trimestre de 2010.
A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), entidade que congrega 28 redes do canal farma e mais de 3 mil lojas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O faturamento real desta categoria de produtos teve variação positiva de 15% em relação ao mesmo período de 2009. A participação dos não medicamentos no bolo total de R$ 3,83 bilhões foi de 28%.
"O consumidor sabe que encontra bons preços nas farmácias e drogarias, valoriza o acesso à variedade de produtos expostos e prefere a comodidade das lojas nas vizinhanças", justitica Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma. O dirigente lembra de pesquisa do Ibope de 2009 para reforçar sua tese.
Segundo levantamento realizado pelo Ibope em seis capitais (Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo) em setembro de 2009, 77% dos entrevistados aprovam a diversificação do mix de produtos nos estabelecimentos farmacêuticos brasileiros. "O resultado do trimestre confirma um hábito de consumo consagrado pela população e que, ao mesmo tempo, assegura a manutenção do comércio farmacêutico", complementa.
JAN/MAR 2010.......JAN/MAR 2009........Variação (%)
Vendas gerais....R$ 3.830.831.999.....R$ 3.167.665.281.......20,9%
Vendas de medicamentosR$ 2.747.263.365....R$ 2.270.586.002........20,9%
Não-medicamentos......R$ 1.088.669.237....R$ 945.109.776...........15,1%.
Fonte: Abrafarma e FIA-USP
Abrafarma - Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 28 maiores redes de farmácias do País, que contam com mais de 3.034 lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 36% das vendas de medicamentos no País. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades. [ www.abrafarma.com.br ou http://twitter.com/Abrafarma].
Veículo: Revista Fator Brasil

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria