Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

25/05/2010 09:36 - Gigante das rações, Evialis cresce com o boom da piscicultura

Companhia precisa comprar, expandir ou construir fábrica no “curtíssimo prazo” para atender a demanda

 

Surfando com o crescimento da produção de peixes no Brasil, a maior indústria de nutrição animal do mundo planeja novos investimentos no país. A francesa Evialis está vendo sua divisão de aquicultura crescer 25% no Brasil neste ano fiscal que termina em junho, e iniciou estudos para ampliar, construir ou comprar fábricas voltadas para o segmento.

 

A aquicultura já representa cerca de 20% do faturamento da companhia no Brasil, patamar similar ao da divisão de equinos e praticamente o dobro do negócio de aves e suínos. A grande aposta da Evialis é a expansão da produção de peixes nativos, como o pirarucu, o tambaqui e a tilápia (ver texto ao lado), depois que o camarão brasileiro perdeu competitividade internacional e tem produção decrescente nos últimos cinco anos.

 

É o crescimento acelerado que faz da produção de peixes a menina dos olhos da Evialis: enquanto a empresa prevê crescer mais 15% nas vendas do segmento no próximo ano fiscal, a estimativa é que omercado total de rações no Brasil avance apenas 4% em 2010. “A piscicultura é um dos segmentos mais promissores para a Evialis, e é o que mais cresceu durante a crise”, diz o diretor de marketing, Gonzalo Garcia.

 

Expansão
O crescimento é tão rápido que o desafio é acompanhar a demanda com aumento da produção. “Hámais de 80 concorrentes vendendo ração para peixes no Brasil, e se nós não crescermos os outros abocanham a expansão do mercado”, diz o gerente de negócios de aquicultura da Evialis, Ricardo Mello.

 

O momento é de decidir qual o melhor caminho para crescer. A Evialis avalia a possibilidade de ampliar uma de suas três linhas de produção de ração para peixes, que ficam em Descalvado (SP), São Lourenço da Mata (PE) e Primavera do Leste (MT). Outras opções são construir ou adquirir uma fábrica em uma nova localidade, com investimento ainda indefinido. “A compra da Purina deu ao nosso negócio de aquicultura uma escala que permite investir mais”, afirma Garcia, que diz que a necessidade de ampliar a base produtiva para piscicultura é de “curtíssimo prazo”.

 

No ano passado, a Evialis comprou da Cargill a divisão de rações Purina, líder no segmento de camarões no Brasil e com presença na piscicultura. A companhia francesa já possuía a marca Socil.

 

A linha de produção de ração para peixes no complexo da Evialis em Primavera do Leste (MT) começou há apenas um ano emeio,mas já deve ser ampliada, com a adoção do terceiro turno de trabalho. “Nossas fábricas chegam muito perto dos 100% de ocupação no pico da demanda”, diz Mello.

 

A dispersão da base de produção da Evialis é um diferencial competitivo, que permite que a companhia dispute mercado tanto com as grandes empresas multinacionais quanto com as pequenas concorrentes locais. As unidades de Mato Grosso e Pernambuco colocam os produtos diretamente nas regiões em que a produção de peixes mais cresce: Nordeste e Centro-Oeste.

 

Desenvolvimento
O peso dos produtos da Evialis para peixes também colocou a filial brasileira no foco da matriz francesa, que aposta forte na piscicultura em países tropicais. “A divisão de aquicultura da Evialis no Brasil é uma exportadora de tecnologia para outras unidades do grupo, enquanto nos outros segmentos costumamos ser importadores de tecnologia de outras filiais”, compara Garcia.

 

Veículo: Brasil Econômico

 

 

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>