Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

24/05/2010 10:31 - Fornecedor sofre com consolidação

A consolidação do varejo, que se acentuou com a união de Casas Bahia e Pão de Açúcar, e, mais recentemente, a de Ricardo Eletro e Insinuante, mudou o tratamento dado a fornecedores de móveis e eletrodomésticos.

 

Quem mais reclama é o fabricante de móveis. O aumento do poder de compra do varejista deixou vulnerável a ponta fornecedora, segundo o presidente da Abimovel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), José Luiz Fernandez.
"Sempre teve pressão do varejo por preço baixo, mas, se sua proposta não condizia com o que um deles queria, você ia procurar outro. Hoje é menos flexível", diz Sílvio Pinetti, do sindicato moveleiro de Arapongas (PR).

 

Numa negociação, a margem de lucro pode cair até 10%, dizem fabricantes que pedem para não ser identificados. Ponto Frio e Casas Bahia são os que impõem condições mais duras, especialmente após a fusão, dizem.

 

O Pão de Açúcar afirma que "não há consolidação das compras de móveis entre as áreas comerciais do Grupo Pão de Açúcar (Extra) e Ponto Frio, uma vez que as áreas comerciais das duas redes atuam separadamente".

 

No início deste ano, o Cade assinou um acordo para permitir a integração operacional entre as redes Ponto Frio e Casas Bahia. As empresas podem unir áreas. O departamento de compras, porém, deve permanecer separado, por decisão do Cade.
A negociação com fornecedores pode ser feita em conjunto, mas cada rede deve firmar contrato próprio.

 

Luiz Carlos Batista, presidente do Conselho da Máquina de Vendas, resultante da união de Ricardo Eletro e Insinuante, admite que, na junção das redes, ganharam escala e podem agora "comprar melhor. A empresa cresceu e passa a ter um poder de barganha maior. Mas temos o mesmo respeito no tratamento com o varejista".

 

A integração das áreas de compras das duas redes já foi concluída, assim como a do marketing. O próximo passo é integrar a logística, diz Batista.

 

Fornecedores de eletrodomésticos também confirmam que houve alterações na relação com o varejo após a redução do número de clientes, mas não detalham o que tem ocorrido.

 

De acordo com um especialista em concorrência, os fornecedores de móveis, que são mais pulverizados em empresas menores, tendem a sofrer mais que os de eletrodomésticos -que, por serem empresas de maior porte, podem rejeitar certas condições nas novas políticas de compras.

 


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>