Geral
19/05/2010 10:43 - Marca de alimento pesará menos na decisão de compra
O perfil de consumo de alimentos dos brasileiros está mudando. A marca, que hoje é apontada por 59% dos consumidores como o fator mais importante na decisão de compra, deve ter sua importância reduzida nos próximos anos, aponta pesquisa do Ibope e Fiesp.
O estudo mostra que apenas 42% dos consumidores acreditam que, no futuro, o nome da empresa continuará sendo o principal item considerado na hora da compra. "A marca não deixará de ser importante, mas terá menor peso na avaliação do consumidor porque outros fatores ganharão força", diz Marcelo Castilho, gerente de Atendimento e Planejamento do Ibope Inteligência.
A qualidade é o item que mais deve ganhar importância, seguido pelo teor nutritivo. Ambos os fatores devem se sobrepor a questões como sabor e preço no momento da compra. "Isso indica que os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos mais saudáveis", afirma Antonio Carlos Costa, gerente do Departamento de Agronegócio da Fiesp e coordenador da pesquisa.
E essa não é uma particularidade tupiniquim. Os brasileiros estão seguindo uma tendência mundial, segundo Costa.
"Cada vez mais os consumidores buscam conveniência, praticidade, confiabilidade e sustentabilidade. Embora os brasileiros ainda não saibam bem o que é sustentabilidade e não compreendam termos como alimentos funcionais, eles buscam isso. Só não conseguem verbalizar", explica Costa.
Hoje, 21% dos consumidores brasileiros se enquadram na categoria dos que priorizam alimentos que trazem benefícios à saúde, apresentam selos de qualidade e são fabricados por empresas que protegem o meio-ambiente ou têm projetos sociais.
Independentemente de preferências, os consumidores das nove capitais pesquisadas afirmaram que também que as companhias devem investir em projetos sociais se quiserem ser admiradas e respeitadas.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria