Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/05/2010 09:13 - 22% preferem comprar em atacado, aponta pesquisa

Para o presidente da Abad, Carlos Eduardo Severini, o percentual ainda é baixo e há perspectivas de crescimento.


 
ImprimirO interesse da população pelas compras em atacado vem subindo ano a ano, mostra pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Abad (Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores) em parceria com a consultoria Nielsen. Em 2009, 22% dos consumidores pessoa física compraram em "atacarejos" --lojas que atendem o atacado, distribuidores e também o varejo. Em 2008, eram 17%.

 

Para o presidente da Abad, Carlos Eduardo Severini, o percentual ainda é baixo e há perspectivas de crescimento. A expectativa é de que chegue a 28% já neste ano. Um dos principais motivos pela busca deste tipo de estabelecimento é o custo. "Os preços chegam a ser até 10% menores do que no varejo [supermercados, farmácias, entre outros]", afirma Nelson Barrizzelli, professor da USP (Universidade de São Paulo).

 

Segundo ele, os atacadistas conseguem oferecer produtos com preços reduzidos porque muitos deles cobram uma anuidade do cliente, que funciona como capital de giro para a empresa se financiar. Com isso, conseguem repassar o custo de oportunidade da captação nos preços.

 

A pesquisa mostra ainda que o número de lojas do segmento "atacarejo" vem aumentando nos últimos anos. Em 2000, eram 86, em 2008 já tinham passado para 236 e, no ano passado, 291.

 

Um dos principais entraves para este segmento do atacado , no entanto, é a busca do consumidor pela comodidade. "Quase 60% do consumo em 2009 foi feito por praticidade, conveniência e o fazer bem [considerados consumo de produtos de beleza, por exemplo]", detalha João Carlos Lazzarini, diretor de atendimento ao varejo da Nielsen. Com isso, muitos acabam optando por supermercados próximos a suas residências ou mesmo farmácias, no caso da compra de produtos de beleza e higiene.

 

"O consumidor opta por vários canais para fazer as suas compras. No caso do cash & carry (atacarejo), a escolha ocorre quando ele sabe que fará uma compra de maior valor, em que consegue ver melhor a economia", explica Barrizzelli.

 

Para o presidente da Abad, é justamente nas compras de maior valor que o "atacarejo"  compete com os supermercados. Porém, ele aponta desvantagens do setor, como um número menor de serviços oferecidos ao cliente. "Muitas vezes não há sacolas, não tem ar condicionado. É um ambiente muito mais simples e menos sofisticado".

 

Faturamento

 

O setor atacadista distribuidor faturou R$ 131,8 bilhões em 2009, em um crescimento nominal de 9,2% sobre o ano anterior (R$ 126,7 bilhões), de acordo com a Abad. A associação, no entanto, não tem os números relacionados apenas ao "atacarejo".

 

O crescimento real (já descontada a inflação do período) foi de 4,1%, acima das projeções da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), que estimava um aumento de 3%.

 

A participação do atacado correspondeu a 52,2% de tudo o que foi distribuído no mercado mercearil (alimentos, limpeza, farmácia e higiene pessoal).

 

Ranking

 

A Abad divulgou hoje também o ranking do setor de atacado no ano passado. No segmento "atacarejo" as maiores redes no país foram:

1) Makro
2) Assaí
3) Tenda Atacado
4) Roldão Atacadista
5) Spani Atacadista
6) Villefort Atacadista
7) Mart Minas
8) Aliança
9) Atakadão Atakarejo

 


Veículo: Portal Administradores

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>