Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

13/05/2010 10:25 - Pão de Açúcar troca CompreBem e Sendas por Extra

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) está reorganizando as suas bandeiras. As marcas Sendas, CompreBem e ABC CompreBem devem ser descontinuadas até o fim de 2011, sendo substituídas na maior parte pela bandeira Extra Supermercados, criada no ano passado. Até o fim deste ano, 60 das 100 novas lojas serão abertas sob a bandeira Extra Fácil, voltada ao varejo de bairro. De acordo com o Pão de Açúcar, a marca Extra é a que possui o maior índice de lembrança entre os nomes do grupo. Mas o principal objetivo com a mudança, segundo o presidente do Pão de Açúcar, Enéas Pestana, é acelerar sinergias.

 

"A conversão de formatos visa atender o consumidor com um portfólio mais abrangente e, ao mesmo tempo, concentrar esforços sob o nome Extra", diz Pestana que, junto com o presidente do conselho do GPA, Abilio Diniz, participou ontem em São Paulo do GPA Day - um encontro da alta diretoria com investidores e analistas. "Tanto o formato do Assaí, de "atacarejo", quanto o do Extra Fácil, exigem baixo investimento e oferecem alto retorno", diz. A racionalização das bandeiras ocorre em especial no varejo de alimentos, mas pode englobar também o Extra Eletro, absorvido pela Globex.

 

"Estamos iniciando agora a conversão da bandeira CompreBem para Extra Supermercado em 16 lojas e, até o fim do ano, devemos promover a mudança em outras 50 lojas, em São Paulo e no Rio", disse o vice-presidente comercial e de operações, José Roberto Tambasco. O processo será encerrado em 2011. Dependendo da localização e do sortimento, algumas dessas lojas podem se tornar Pão de Açúcar ou hipermercado Extra. Durante a conversão, diz o executivo, cada ponto de venda deve ficar fechado em média por 10 dias.

 

"Hoje ainda temos quatro marcas em supermercado: Pão de Açúcar, voltado às classes A e B, enquanto Sendas, CompreBem e ABC CompreBem atendem mais as classes C e D", explica. "Agora, as três bandeiras que atendem principalmente as classes de menor renda vão estar sob a marca Extra", diz. Segundo ele, mais do que uma mudança de marca, a conversão busca proporcionar uma evolução no formato oferecido por Sendas e CompreBem. "Eram modelos que precisavam de atualização, porque o consumidor que atendem mudou, ampliou seu poder aquisitivo e aumentou tanto o nível quanto o mix de consumo".

 

Com o Extra, diz Tambasco, o GPA volta a se focar no crescimento de supermercados fora do eixo Rio-São Paulo. "Extra Supermercado é uma loja de bairro, que traz força do sortimento, a agressividade de preços e promoção da marca Extra", afirma.

 

O novo formato dá maior espaço para a área de perecíveis, diminuindo a seção de mercearia, muito forte em CompreBem e Sendas. Outras seções fazem parte do novo formato, como peixaria e uma área para lanches e pequenas refeições, abrindo assim a oferta de serviços em supermercado. A conversão já foi realizada em nove lojas de São Paulo, Fortaleza e Recife. "Nesses pontos, o faturamento cresceu mais de 50% depois da mudança".

 

Segundo o executivo, dois fatores redirecionaram as mudanças: a falta de tempo do consumidor, o que exige mais lojas próximas, e a sua disposição em comprar cada vez mais em diferentes canais. Nesse sentido, também ganha espaço a bandeira Assaí, de "atacarejo", e o Extra compacto, que traz o mix do hipermercado em área menor.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>