Geral
11/05/2010 11:17 - Suíça Givaudan aposta em aromas "mais saudáveis"
Sabe aquele cheiro tentador ao abrir uma embalagem de salgadinho ou de confeitos? Por trás desse ato tão automático, um exército de pessoas da Givaudan, empresa química suíça especializada em aromas e fragrâncias, trabalha para dar sabor aos alimentos e bebidas e identidade aos perfumes.
O grupo, fundado há quase 200 anos, está dando um enfoque maior na área de "taste solutions", com investimentos em tecnologia para potencializar os sabores doces e salgados dos alimentos, sem descaracterizar os produtos. "Com o crescimento da população obesa e hipertensa, temos de buscar soluções saudáveis", disse Cláudio Malheiro, presidente de aromas da Givaudan para América Latina. A ideia é conservar o sabor do sal ou do açúcar, sem que o consumidor ingira mais calorias.
O Brasil tem sido uma grande fonte de inspiração para a companhia. Aquele cheirinho bom de frango de padaria, popularmente conhecido como "televisão de cachorro", e de picanha de churrascaria já fazem parte do portfólio da Givaudan, como também o de moqueca de peixe e da famosa caipirinha. Outros sabores regionais, como o molho chimichurri, típico para acompanhar churrasco na Argentina e Uruguai, também ganharam terreno.
Agora, a empresa busca nas "superfrutas" saudáveis, como açaí, acerola e laranja, novas inspirações. As frutas cítricas são consideradas a nova tendência de mercado. A carteira global de produtos da companhia conta com mais de 5 mil itens.
No Brasil, a empresa está investindo para expandir suas atuais instalações, localizadas na capital paulista. A companhia recém-concluiu investimento de R$ 40 milhões para ampliar sua unidade de fragrâncias e vai fazer um aporte de R$ 15 milhões para duplicar sua fábrica de aromas.
O mercado global de aromas e fragrâncias movimenta entre US$ 15,9 bilhões a 16,8 bilhões, de acordo com estimativas do setor. A diferença entre um e outro é bem sutil - ambos têm odor, mas o aroma está associado ao sabor.
Com faturamento global da ordem de US$ 3,8 bilhões em 2009, o segmento de aromas, voltado sobretudo para as indústrias de alimentos e bebidas, responde por 54% do faturamento do grupo, e o de fragrância, destinado aos mercados de perfumes, produtos de higiene pessoal, de beleza e limpeza doméstica, pelos 46% restantes. No Brasil, a empresa registrou receita de R$ 420 milhões.
O centro de pesquisa e desenvolvimento da companhia fica nos EUA. Cerca de 8% da receita do grupo é destinado para desenvolver novas tecnologias.
A região da América Latina apresentou o melhor desempenho no ano passado, com crescimento de 14% em moeda local. Somente no Brasil, onde atua desde 1927, a receita da Givaudan aumentou 25%. No mesmo período, o faturamento global apresentou alta de 1,4%. Desde 2000, a companhia opera de forma independente, por conta do seu desmembramento da farmacêutica Roche.
Segundo Malheiro, o plano de expansão da companhia é por meio de aquisições. Em 2007, com a compra da Quest Fragrâncias e Aromas, divisão da ICI Especilidades Químicas Ltda, tornou-se líder global em fragrâncias. A empresa é a maior em aromas, com 25% de participação global
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria