Geral
11/05/2010 10:47 - Sem temer crise, redes reforçam novos canais
Mesmo com desvalorização do euro e a crise que ronda a Europa, os empresários do varejo brasileiro se mostram otimistas. As projeções de crescimento chegam a 10% para este ano, depois de o setor registrar o maior índice de faturamento da série histórica em 2009, R$ 177 bilhões, como revela pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). "Espero que o agravamento da crise não ocorra, mas, se acontecer, acredito que o Brasil está preparado para enfrentar" afirmou João Sanzovo, presidente da entidade.
A preocupação das redes de supermercados é outra: os diversos canais de compra, como internet, lojas de conveniência. Segundo pesquisa "Retratos do Varejo" divulgada pela Apas, 84% dos lares brasileiros optam por mais de três canais de compras para se abastecer. Para 49,3% dos empresários donos de supermercados ouvidos pela pesquisa, a concorrência com lojas atacadistas e clubes de compras é muitíssimo preocupante.
Outra questão é a adequação as necessidades do perfil dos consumidores que emergiram das classes D e E, e agora compõem a classe média, com poder aquisitivo de compras, passou em 2009 a gastar mais no mercado, cerca de 2% em relação a 2008. Ao contrário de anos anteriores, em 2009 o gasto com despesas permanentes, entre elas, alimentação foi de 53%, ante os 56% de 2007, uma diminuição que indica que os consumidores optaram por produtos que proporcionam mais qualidade de vida. No setor de vestuário, por exemplo, o gasto foi 18% maior em 2009 na comparação com o ano anterior. Os canais de compra que oferecem autosserviço ganharam importância e compradores em 2009, com relação ao ano anterior, aponta a pesquisa. "É importante entender o consumidor para segmentar e atender a cada um" explica Martinho Paiva Moreira, vice-presidente de Comunicação da Apas.
Delivery
Pensando nisso, o líder do ramo supermercadista, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), lançou o Pão de Açúcar delivery via celular. Com parceria da Microsoft, o GPA diz ser a primeira loja varejista brasileira a disponibilizar esse sistema de compras. Para utilizar o sistema é preciso baixar um aplicativo no site da Microsoft, gratuitamente. "O sistema foi criado para atender a uma demanda já antiga de nossos clientes por plataformas móveis de compras", conta João Edson Gravata, diretor de Operações da rede. O GPA, para se manter como principal canal de vendas do País em faturamento, de bilhões de reais, busca finalizar a união com as Casas Bahia, fusão com que criará uma gigante no varejo, capaz de atender os consumidores de bens duráveis.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria