Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

11/05/2010 09:42 - Brinquedo sem preconceito

Ícone da beleza europeia e sinônimo de loirice, a Barbie negra chega ao Brasil e abre espaço para as bonecas fora do padrão

 

Em sua obra “Modos de Homem & Modas de Mulher” (Ed. Global), o sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987) reclamou das meninas do século XIX que, influenciadas pelas bonecas loiras vindas da Europa, estavam impregnadas de racismo e “sonhos de loirice”. Nada mais atual. Por isso, se estivesse vivo, o grande intelectual brasileiro comemoraria a notícia de que, 51 anos depois, a primeira Barbie com autênticos traços negros aterrissa no Brasil. A data de estreia não podia ser mais emblemática: a próxima quinta-feira 13, quando se comemora a Lei Áurea. A coleção So In Style, lançada nos Estados Unidos em outubro, deve provocar uma corrida dos colecionadores às lojas e suscitar discussões sobre a influência dos brinquedos na formação das crianças. Principalmente a respeito da necessidade de elas se identificarem com esses objetos e, dessa forma, se sentirem pertencentes, e não excluídas, da sociedade em que vivem.

 

O brinquedo é, conforme explicam psicólogos e pedagogos, a imitação do mundo real e serve para ajudar a criança na passagem da infância para a vida adulta. Mas, no Brasil, onde metade da população é negra ou parda, a maioria das meninas não se vê representada desde que as primeiras bonecas industrializadas chegaram ao País trazendo o modelo de beleza europeu. As meninas, em geral, que têm como sua maior representante a Barbie (um bilhão de unidades vendidas em 140 países) e seu slogan “Tudo o que você quer ser”, podem sofrer consequências nefastas no seu imaginário. “A maioria delas nunca alcançará aquele estereótipo”, diz a historiadora Mary Del Priore, autora dos livros “História das Crianças no Brasil” (Ed. Contexto). A pedagoga Maria Ângela Barbato Carneiro, coordenadora do Grupo de Cultura e Pesquisa do Brincar da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), explica que a Barbie tem tamanha aceitação por causa da mudança no papel da mulher. “A menina passou a se identificar com aquela figura independente, que trabalha, faz academia e tem alto poder de consumo.”

 

Na escola Aprendendo a Aprender, de São Paulo, é rotina inserir bonecos fora do padrão. “Quando trabalhamos a diversidade, a criança se sente mais pronta para o mundo, aprende a enfrentar frustrações e a respeitar as diferenças”, afirma a orientadora pedagógica Adriani Magalhães, cliente da Preta Pretinha, única loja de São Paulo a confeccionar bonecas das mais variadas etnias, além de gordinhas e com alguma deficiência física. Maria Julia, 8 anos, é fã: tem duas negras de pano. O negócio das irmãs Antonia Joyce, Lúcia e Maria Cristina Venâncio fez tanto sucesso que elas criaram um instituto para promover a diversidade. “Não vendemos só produtos, mas um conceito”, afirmam.

 

A Barbie com cabelo e traços afro é só exemplo mais luminoso dessa onda de brinquedos politicamente corretos. Na carona da novela global “Viver a Vida”, o artista plástico Marcus Baby confeccionou a personagem tetraplégica Luciana. “Fiz porque acho a personagem linda e não faria sentido retratá-la sem a cadeira de rodas.” A iniciativa alcançou êxito, comprovando a tendência do segmento “a vida como ela é”.

 

Veículo: Revista Isto É

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>