Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

10/05/2010 10:52 - Leardini muda perfil para ser a BR Foods do pescado

Empresa catarinense que vende 25 mil toneladas de peixe por ano reestrutura-se para crescer com pratos prontos congelados

 

Inspirado pelo pai que trabalhava em uma empresa de peixes, o santista Attilio Leardini fundou, há 22 anos, a Leardini Pescados. Em seu primeiro ano de operação, a empresa sediada em Navegantes (SC) comercializava apenas pescado fresco para peixarias, pequenos distribuidores e vendedores ambulantes da região de Itajaí (SC). Hoje, a Leardini é uma dasmaiores fornecedoras de pescados do país. Só no ano passado, ela vendeu 25 mil toneladas de peixes e frutos do mar para atacados e atravessadores que revendiam para restaurantes, cozinhas industriais e pequenos supermercados. Seu faturamento de R$ 200 milhões cresceu 65%.

 

Apesar da visível ascensão, a Leardini se preocupava com o horizonte que se desenhava à sua frente. A comercialização de peixe congelado a granel, em caixas de 15 a 20 quilos, não passava de uma commodity que demandava cada vez mais investimentos em expansão de frota e de equipamentos. Por não se tratar de umproduto com margem de lucro elevada, os ganhos não justificavam investimentos tão altos e constantes.

 

Com o apoio da Fundação Dom Cabral, a empresa familiar decidiu se reestruturar para navegar por novos mares. “Queríamos deixar de ser uma empresa só de peixes para nos transformarmos em uma indústria de alimentos”, conta Sandro Facchini, diretor comercial da Leardini.

 

A partir de hoje, os supermercadistas que visitarem a Apas 2010, feira voltada ao setor, poderão degustar três versões de lasanhas desenvolvidas pela Leardini (de salmão, camarão e bacalhau). Estes pratos congelados prontos são apenas os primeiros de um total de 32 que devemser lançados ainda este ano, como o filé de peixe com molho e o bolinho de bacalhau, que virá preparado de Portugal.

 

Para desenvolver os pratos prontos, a Leardini terceirizou a produção com uma indústria do sul do país especializada em lasanhas e pizzas. “Esta entrada mais agressiva no varejo é um grande laboratório para ver como o mercado se comporta. Se a resposta for boa, em um ou dois anos deveremos abrir uma fábrica para produzir os pratos prontos”, conta Facchini.

 

A ideia de agregar valor ao peixe ganhou forma no ano passado e culminou na estruturação comercial da empresa e na contratação de profissionais de mercado, como a de Facchini, que atuou durante anos na Perdigão e depois na Cargill. Altamir Stolfi, atual diretor financeiro da Leardini, veio da Multilog, do grupo Porto Bello.

 

Neste ano, a Leardini está investindo um total de R$ 25 milhões na operação, dos quais R$ 18 milhões destinam-se à construção de um centro de distribuição refrigerado em Navegantes. Mais amplo que o usado atualmente — e também terceirizado —, ele será todo informatizado. Sua inauguração está prevista para agosto.

 

Outros R$ 5 milhões estão sendo aplicados na compra de novos equipamentos para a fábrica, como máquinas alemãs para embalar e fracionar peixe.

 

Mais R$ 2 milhões serão usados para trabalhar a marca no ponto de venda, o que inclui degustação, e nas mídias impressas. Um trabalho de renovação visual da marca também deve ocorrer no segundo semestre. Embora seja tradicional, Leardini ainda é pouco conhecido do grande público consumidor. Todas estas ações devem ajudar a companhia a popularizar sua marca e a ampliar as margens de lucro.

 

Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>