Geral
10/05/2010 09:28 - Empresas globais querem se 'abrasileirar'
Preocupadas em atingir a nova classe C do País, multinacionais decidem fazer campanhas publicitárias voltadas para as referências nacionais
Na Semana da Mulher, em março, a multinacional Procter & Gamble montou um espaço de embelezamento com patrocínio da linha Koleston no Poupa Tempo de Santo Amaro, um dos mais movimentados de São Paulo. A proposta era prestar um serviço gratuito às mulheres que por ali passassem para providenciar documentos.
A ação de marketing partiu da óbvia constatação de que foto de documento é, quase sempre, um desastre. Na tentativa de suavizar esse efeito, a empresa colocou cabeleireiros, maquiadores e fotógrafos profissionais à disposição. Quem aderisse era convidado a dar um depoimento sobre o efeito obtido. Quase três mil mulheres experimentaram e aprovaram.
Trata-se de uma ação incomum no portfólio de uma companhia que é um dos maiores investidores globais em propaganda. E faz parte da estratégia de aproximação dos consumidores brasileiros, em especial os que agora compõem a chamada classe C emergente, com os quais o atual presidente da P&G no País, Tarek Farahat, quer estreitar relacionamento. Para ele, o aumento do consumo de itens de higiene pessoal não tem volta. "Essa população agora tem emprego, cartão de crédito, conta no banco. Um dos reflexos disso são os gastos com produtos que trazem algum tipo de benefício. Antes, os gastos se resumiam à comida", diz.
Junto com essa constatação veio a necessidade de "abrasileirar a comunicação". Ou seja, as campanhas de propaganda importadas, produzidas para ter veiculação global, com modelos suecas ou atrizes hollywoodianas vendendo tipos inexistentes na realidade local, cedem lugar à linguagem mais afeita a esse público de menor poder aquisitivo e que começa a aumentar seu potencial de consumo. A verdade é que nunca houve tanto esforço das multinacionais para soarem "brasileiras".
Local. "A concepção das campanhas segue sendo global, mas a execução passa, cada vez mais, a ser local", explica Luiz Carlos Dutra, vice-presidente corporativo da multinacional Unilever, outra das maiores anunciantes do mundo. "Existe hoje uma sensibilidade pela busca do equilíbrio entre manter a integração da comunicação ao mesmo tempo em que se respeitam as particularidades da cultura brasileira." O exemplo mais recente de sua companhia é a nova campanha do desodorante Rexona, um investimento de R$ 28 milhões, em que os garotos-propaganda serão, para a linha masculina, o jogador Robinho e, para as mulheres, a atriz Camila Pitanga.
Com essa mesma linha de conduta, Farahat, desde que assumiu o comando da operação brasileira da P&G, há quatro anos, vem apostando gradualmente nessa tendência. Em 2007, ele resolveu impulsionar o que chama de "brasilidade" nas ações de marketing da empresa. Passou a exigir, nas peças de propaganda, só caras conhecidas do público que pretende atingir. Foi nesse momento, por exemplo, que a companhia contratou a modelo Gisele Bündchen para ser a garota-propaganda, apenas no Brasil, da Pantene. A ação fez as vendas da marca triplicarem.
A estratégia para crescer em mercados emergentes domina a pauta dos executivos de multinacionais nesses países. No caso da P&G, a intenção é que a filial brasileira pule da 13.ª posição no ranking interno do grupo para uma das cinco primeiras posições.
Veículo: O Estado de São Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria