Geral
06/05/2010 11:35 - Credicard fecha aliança com rede EletroShopping
A Credicard fechou aliança estratégica com a EletroShopping, segunda maior varejista do Nordeste, para a oferta de cartões e crediário (CDC). Com uma rede de 139 lojas - já incluindo a recente aquisição de pontos de venda da Hermol - e faturamento anual na casa dos R$ 700 milhões, o negócio dá a largada nos planos do braço de financiamento ao consumo do Citi no Brasil de se unir ao varejo, um tipo de parceria em larga medida explorado por grandes bancos como Itaú Unibanco e Bradesco.
Em dois anos, a EletroShopping planeja ter 500 mil cartões com bandeira na rua, partindo de uma base cadastral de 5 milhões de clientes. Segundo o presidente da rede, Richard Saunders, a base de 120 mil "private label" (marca própria) que mantém em parceria com o HSBC/Losango será preservada e a nova operação partirá do zero. "No ramo de eletroeletrônicos, o cliente não volta todo mês para fazer uma nova compra e é o cartão com bandeira, que pode ser usado na farmácia ou no supermercado, que faz mais sentido."
O executivo não revela detalhes da parceria, mas, na prática, os acordos recentes de cartões híbridos preveem que os plásticos funcionem como "private label" quando usados nas lojas da varejista, sem os custos de rede das bandeiras, mas se convertam em receitas financeiras quando usados nos demais estabelecimentos, na forma de comissão. De acordo com Saunders, a ideia é oferecer condições especiais de preços, taxas e prazos para o consumidor que financiar sua compra no cartão, estimulando a ativação. A busca de um novo parceiro financeiro, conforme conta, foi pela facilidade negocial, que trouxe melhores condições para a varejista atuar. A EletroShopping criará a carteira e a Credicard ficará com a administração do portfólio.
Segundo o presidente da Credicard, Leonel Andrade, essa é a primeira de uma série de alianças que vem costurando e um dos pilares do plano de crescimento traçado até 2012 para o tradicional negócio de cartões e também para a Credicard Financiamentos. A marca sucedeu a CitiFinancial e herdou as 100 lojas da financeira, paralelamente à reestruturação do Citigroup no ano passado. Às voltas com perdas bilionárias, decorrentes da exposição no mercado de hipotecas, na divisão do grupo em duas unidades, só a operação de consumo brasileira foi preservada dentro da CitiCorp, que abrangia os segmentos e regiões considerados estratégicos. As demais unidades da CitiFinancial ficaram debaixo da Citi Holdings, que reunia ativos fora do "core" e que poderiam ser vendidos.
Com a capacidade de investimentos recuperada no pós-crise, a Credicard voltou a criar produtos, diz Andrade. O varejo é uma distribuição que começa a ser testada, já que não há um plano agressivo para se aumentar o número de lojas próprias. "Sem alianças não chego à grande parte dos consumidores que são atendidos fora dos bancos", diz. "O cliente de parcerias é mais fiel, cancela menos o cartão e esse modelo também reduz o meu custo de aquisição (de novos clientes)."
Outro acordo recente fechado foi com a Avon. Nesta primeira fase do projeto, a Credicard vai emitir 300 mil cartões para as revendedoras mais ativas e que compõem a maior parte do faturamento da fabricante de cosméticos. Todas as transações com a empresa são feitas pelo cartão e os gastos fora desse relacionamento viram descontos para as próximas compras.
Para 2010, ano em que completa 40 anos, a meta da Credicard é somar 2 milhões de plásticos à sua base de 6,2 milhões com o faturamento chegando a R$ 25 bilhões. Em empréstimos pessoais, o plano prevê R$ 1 bilhão de ativos, com outros R$ 6 bilhões nas operações com juros no cartão. O investimento orçado é de cerca de R$ 230 milhões.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria