Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/05/2010 11:01 - Henkel estuda produzir linha de cosmético no Brasil

A multinacional alemã Henkel estuda começar a produzir no Brasil sua linha de cosméticos para tratamento capilar, que atualmente é importada. Conhecida mundialmente pelos seus produtos de consumo no varejo, como as colas Superbonder, Pritt, Cascola, entre outras, a companhia tem no Brasil suas vendas calcadas em adesivos e embalagens, que respondem por aproximadamente 95% do faturamento do grupo no país.

 

Julio Muñoz Kampff, presidente da companhia para o Mercosul e responsável pelas operações do Brasil, disse que a empresa analisa ter produção no país de sua linha de cosméticos profissional , a Schwarzkopf, que é comercializada diretamente para redes de salões de beleza. Esse segmento responde por 22% da receita global da companhia. No Brasil, essa linha de produtos é hoje importada das unidades produtoras da Henkel da Colômbia e Alemanha, e representa cerca de 5% da receita no país.

 

Kampff afirmou que a decisão de trazer a produção dessa linha deverá ser tomada nos próximos meses. O executivo não detalhou como poderão ser os aportes no país, uma vez que o assunto ainda está em análise. "Estamos considerando esses investimentos nos países emergentes", afirmou o presidente.

 

Fundada em 1876, na Alemanha, a companhia encerrou o primeiro trimestre deste ano com receita de € 3,5 bilhões, crescimento de 7,8% sobre igual período do ano passado. Na América Latina, a receita ficou em € 16 milhões, alta de 10,6% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. O Brasil representa aproximadamente 35% do faturamento da região.

 

Em 2009, a Henkel registrou receita global de € 13,5 bilhões, ante € 14,1 bilhões no ano anterior. A queda do faturamento da empresa reflete a crise financeira global, que atingiu diversos setores da economia. Kampff ressaltou, contudo, que o desempenho na América Latina foi positivo, se comparado com países da Europa e Ásia.

 

Com faturamento de R$ 840 milhões em 2009 no Brasil, a companhia, que está presente no país desde 1955, deverá manter os investimentos em 2010 para modernização de equipamentos e aumento de capacidade produtiva em suas quatro fábricas. A expectativa é de investimentos para este ano da ordem de R$ 30 milhões, ou cerca de 4% do faturamento, em inovação de produtos, boa parte nos dois centros de pesquisa e desenvolvimento da companhia no país.

 

No ano passado, a Henkel encerrou as atividades de duas fábricas das seis que mantinham no país. A produção de Jacareí foi transferida para Jundiaí, e a de Boituva para Itapevi, todas em São Paulo. Além das unidades de Itapevi e Jundiaí, que produzem adesivos e embalagens, respectivamente, a Henkel tem unidades produtoras em Diadema, no Grande ABC, que atende o mercado automobilístico, e Manaus (AM), voltado para o setor de eletrônicos. As quatro unidades estão operando entre 70% e 80% de sua capacidade. O fechamento das duas fábricas, segundo o executivo, reflete as aquisições da Henkel, com a compra das operações da Alba, de Jundiaí, e National Start, de Boituva. "Transferimos a produção para as nossas unidades que já estavam em operação."

 

Segundo Kampff, o segmento de adesivos no país é muito importante e tem crescido ano a ano, acima de dois dígitos. "Nesses últimos anos, a Henkel trabalha para trazer soluções", disse. O novo desafio da empresa, disse o executivo, é trabalhar com produtos dentro do conceito de sustentabilidade.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>