Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/05/2010 09:51 - Comércio estica prazos e aposta no Dia das Mães

Pesquisas com lojistas indicam que, apesar da volta do IPI da linha branca e da alta do juro, vendas devem crescer até 7% ante a mesma data do ano passado

 

O comércio aposta em prazos mais longos de pagamento, que chegam a 30 meses para as TVs, e na disposição do consumidor de ir às compras neste Dia das Mães, mesmo com a volta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os eletrodomésticos da linha branca e da recente alta da taxa básica de juros.

 

Duas pesquisas nacionais com lojistas, uma da Serasa Experian e outra da Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop), indicam que as vendas devem crescer, em média, 5,3% e 7%, respectivamente, no Dia das Mães deste ano em relação à mesma data de 2009.

 

Dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostram que as consultas para vendas à vista e a prazo cresceram em média 9,3% em relação ao mesmo mês de 2009. "Se fizer frio esta semana, o crescimento de vendas do Dia das Mães poderá chegar a 11%", afirma o economista da entidade, Emílio Alfieri. Mesmo que não ocorra queda na temperatura, José Galló, presidente das Lojas Renner, especializada em artigos de vestuário, aposta num bom Dia das Mães. "Todas as variáveis para consumo estão em alta."

 

Os shoppings isoladamente projetam taxas de crescimento de vendas mais robustas, em torno 15% na comparação com 2009. E o comércio eletrônico prevê 40%, segundo o e-bit.

 

"A volta do IPI para os eletrodomésticos e a alta dos juros não atrapalharão as vendas do Dia das Mães", afirma o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida. Ele observa que, na expectativa de que o Banco Central elevaria a Selic, o varejo antecipou a subida dos juros ao consumidor. No caso do IPI, os varejistas fizeram estoques para bancar as ofertas mesmo com o imposto maior.

 

Pesquisa do Provar em parceria com Felisoni Associados mostra que 74,6% dos consumidores têm intenção de comprar geladeiras, fogões e máquinas de lavar neste trimestre. No mesmo período do ano passado, quando havia o benefício, a intenção era ligeiramente menor, de 72%. "O que sustenta esse crescimento é a retomada da massa de salários e os prazos mais longos", observa Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar.

 

As condições macroeconômicas favoráveis se refletem no otimismo dos lojistas. Pesquisa da Serasa Experian mostra que 60% do 936 entrevistados acreditam que o faturamento deste ano vai aumentar em relação à mesma data de 2009. É o melhor resultado desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2006. No ano passado, em plena crise, somente 34% previam aumento.

 

Televisores. Com a proximidade da Copa do Mundo, o produto apontado como a vedete pelos lojistas é o televisor. As vendas de TVs cresceram 40% desde a última semana de abril, informa o diretor de marketing da rede, Thiago Baisch. Ele conta que, desde fevereiro, a rede de móveis e eletrodomésticos ampliou de 24 para 30 meses o prazo de pagamento para as TVs acima de 32 polegadas. Além de esticar os prazos, a empresa reduziu os juros, de 4% para 2,99% ao mês.

 

Segundo o executivo da Colombo, o que está puxando o desempenho da empresa neste Dia das Mães são as vendas de TVs. A meta é ampliar em 20% a receita no Dia das Mães deste ano em relação à mesma data de 2009. "Já estamos acima da meta."

 

Além dos artigos de vestuário e eletrodomésticos, itens inusitados como um dia no Spa, um rafting e até um passeio de balão começam a fazer parte da lista de compra dos filhos que querem fugir de presentes comuns. Há cinco anos dirigindo a loja virtual "O Melhor da Vida" que oferece esses serviços, Jorge Nahas diz que as vendas no Dia das Mães da sua empresa vão crescer mais de 20% em relação às de 2009. Um passeio mais sofisticado, como um voo de balão, sai por R$ 390 por pessoa, enquanto o rafting custa R$ 49.

 

Mudança de humor

 

60 % dos lojistas entrevistados acreditam que o vão vender mais neste Dia das Mães do que em 2009

 

34 % dos lojistas previam aumento de vendas no Dia das Mães de 2009

 

Veículo: Folha de São Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>