Geral
05/05/2010 10:16 - O desafio de atender novos clientes...
... sem abandonar os antigos. Compras por celular vão conviver com as gôndolas
As redes de supermercados estão correndo para se adaptar aos novos hábitos de consumo. Garantir mudanças que são — ou serão — muito valorizadas pelos clientes pode ser, em muitos casos, uma questão de sobrevivência, além de render bons frutos para as empresas.
O Grupo Pão de Açúcar abraçou o desafio de atender às novas necessidades dos consumidores, sem deixar osantigosde lado.Mas não se trata de um trabalho simples. Para atender os diferentes interesses do público, por exemplo, as indústrias lançam novos produtos, o que acaba inchando as gôndolas.Osnovos entrammas nem sempre os antigos podem sair. “Nosso desafio é equilibrar isso no espaço das lojas, que não vai crescer”, afirma Patrícia Contesini, gerente de mercado consumidor da rede varejista.
Um modo de aumentar a atratividade da loja é levá-la o mais perto possível do consumidor. E não se trata de umnovo portal de internet.OPão deAçúcar vai lançar um aplicativo para compras online direto no celular. “A relação com o consumidor será cada vez mais multiformato, temos de estar prontos para atender onde ele estiver”, afirma.Paralelamente, o grupo não deixa de lado o cliente tradicional, ainda não adepto às novas tecnologias.
Patrícia afirma que o trabalho das empresas agora é ouvir o consumidor, planejar mudanças e voltar a ouvir de novo, para que ninguém fique de fora das inovações.
Produtos customizados
Beth Furtado, autora do livro Desejos Contemporâneos e sóciadiretora da Alia Consultoria de Marketing, afirma que as empresas têm um papel importante na mudança de comportamento das pessoas. “Vivemosumperíodo de interdependência , o que nos é apresentado nos modifica e isso faz com que passemos a exigir mudançasnas corporações.”
O Walmart tem desenvolvido um trabalho de sustentabilidade de olho nos clientes do futuro. Uma estratégia que tem um motivo simples, afirma Christiane Urioste, diretora de sustentabilidade doWalmart: “É bompara os negócios”, diz. “A geração futura será muito mais crítica, porque hoje é educada dentro de conceitos de sustentabilidade. Ela é ciente de que os recursos naturais são finitos”, diz Christiane. Ela acredita que o consumidor de hoje tambémvaloriza as ações de sustentabilidade.Nesta semana, o Walmart Brasil suspendeu a venda de termômetros de mercúrio emtodas as suas 263 farmácias no país, e passou a oferecer um preço mais acessível ao produto digital (R$ 9,98). O mercúrio é um produto considerado altamente nocivo ao meio ambiente.
A rede de supermercados também quer lideraruma corrida contra as sacolas plásticas e se propôs a educar o cliente a respeito. O programa iniciado em 2008, e que hoje chega a 300 lojas, oferece aos clientes que não utilizam as sacolas descontos na compra de produtos. A empresa divide o número de itens comprados por cinco emultiplica por R$ 0,3 (valor de cada sacola). Os clientes ganharamR$ 700mil em descontos dessa forma.
As ações do Walmart também devem render bons resultados para a Kimberly-Clark, que desenvolveu o Neve Naturalli especialmente para a rede.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria