Geral
29/04/2010 10:34 - Shell coloca 'etanol turbinado' no mercado
A Royal Dutch Shell vai começar a comercializar no Brasil um etanol "turbinado". O combustível aditivado, batizado de etanol V-Power, foi desenvolvido pelo laboratório da companhia na Inglaterra para ser consumido em carros flexfuel do Brasil, afirmou ao Valor Emílio Gouvêa, diretor de operações e vendas da Shell.
Esse produto começou a ser pesquisado há dois anos no laboratório da companhia em Thorton e no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo. "Levamos carros flexfuel do Brasil para a Inglaterra para fazer os testes. Os automóveis rodaram cerca de 220 mil quilômetros com o novo combustível", afirmou o executivo. Segundo ele, esse combustível tem maior potência, protege o motor e reduz resíduos nas válvulas, bicos e injetores do veículo.
Considerado um combustível renovável, o etanol aditivado não aumenta a emissão de partículas de CO2, assegura a Shell, com base em testes realizados com o produto. A companhia diz ter investido R$ 20,5 milhões no desenvolvimento e lançamento desse etanol.
Assim como a gasolina V-Power, o etanol turbinado deverá ser mais caro. Atualmente, o preço da gasolina aditivada custa, em média, 6% mais que o combustível comum, dependendo da região do país. A mesma política deverá ser adotada para o etanol.
Segundo Gouvêa, a Shell é a primeira companhia do mundo a desenvolver etanol aditivado. "Seu uso é exclusivo para carros no Brasil", afirmou. "Fizemos uma pesquisa com consumidores e 74% responderam que querem um produto diferenciado."
A petrolífera anglo-holandesa tem feito grandes apostas no mercado de etanol. "Acreditamos que em 2013 a participação de vendas do etanol no total de combustível da empresa chegará a 50%." Em 2009, a Shell vendeu 8 bilhões de litros de combustíveis no Brasil, crescimento de 10% sobre 2008. Desse total, 3,2 bilhões de litros foram de gasolina, 2,2 bilhões de etanol e 2,6 bilhões de diesel. "As vendas de etanol cresceram cerca de 8% no mercado neste primeiro trimestre. A Shell registrou 14% de aumento nas suas vendas no período."
Inicialmente, as vendas de etanol aditivado serão focadas nas regiões de São José dos Campos (SP) e Grande São Paulo. A partir de agosto se estenderá para todo o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Esses três Estados respondem por 70% das vendas de álcool da Shell no país, de acordo com o executivo.
Uma campanha de lançamento será feita no Rio de janeiro, em maio, com o patrocínio do Racing Festival, nova categoria automobilística apadrinhada pelo piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, da Ferrari. Em agosto, a campanha será realizada em São Paulo.
Além dos investimentos em etanol, a companhia também está colocando no mercado nacional um lubrificante l aditivado, exclusivo para automóveis flexfuel.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria