Geral
29/04/2010 08:51 - Vendas dos supermercados crescem 10,42%
Crescimento em relação a março do ano passado indica que o consumo está em forte expansão, segundo a Abras
As vendas reais nos supermercados apresentaram crescimento de 10,42% em março em comparação ao mesmo mês de 2009, segundo divulgou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com fevereiro, as vendas tiveram alta de 10,16% e nos três primeiros meses de 2010 a expansão de 8,61% sobre igual período de 2009. O resultado é o melhor para o mês de março em dois anos.
Segundo a Abras, o resultado trimestral mostra claramente a manutenção da tendência do forte aumento de vendas do setor. O desempenho de março em relação a fevereiro foi impactado positivamente pelo maior número de dias assim como pelo resultado das vendas da Páscoa.
Preços. O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, medido pela Abras e GfK, registrou uma alta de 2,32% em março ante fevereiro, para R$ 274,48. Já em relação a março de 2009, houve aumento de 6,49% no valor da cesta.
Os produtos da cesta que registraram as maiores altas em março ante fevereiro foram tomate (40,96%), batata (13,48%) e leite longa vida (10,51%). As maiores quedas da cesta ficaram com papel higiênico (-5,98%), carne traseiro (-2,32%) e farinha de trica (-1,19%).
O setor registrou no ano passado a maior relação entre o lucro líquido e o faturamento desde 1999, quando o levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com a Nielsen começou a ser realizado. Segundo a pesquisa, a relação ficou em 2,23% ante 2,12% de 2008. "Estamos em um novo patamar de lucro, puxado pelo crescimento da massa salarial do País", disse o presidente da Abras, Sussumu Honda.
De acordo com Honda, diante do incremento da renda disponível para o consumo nos supermercados, as redes passaram a comercializar produtos com margens superiores às registradas pelos alimentos.
Veículo: O Estado de São Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria