Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

27/04/2010 10:34 - O esforço da Unilever para vender sua cara

A Unilever, gigante mundial dos setores de higiene, limpeza e alimentos, descobriu que o consumidor brasileiro não sabia que ela vendia alimentos. A constatação veio de uma pesquisa realizada no País em 2004, ano em que a matriz do grupo adotou um logotipo global, vinculado à imagem de vitalidade.

 

No levantamento, a empresa fez duas perguntas aos consumidores: se sabiam o que era a Unilever e em quais segmentos ela atuava. "Descobrimos que eles não conheciam a empresa e só reconheciam as marcas Seda, Rexona e Omo", diz Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil.

 

Lembraram, explica Dutra, justamente das marcas mais ligadas à Gessy Lever - nome que antecedeu o da Unilever - fruto da união da multinacional anglo-holandesa com a brasileira Gessy. A área de alimentos era uma ilustre desconhecida. "Apesar de fazerem da maionese Hellmann"s líder de mercado, tomarem sorvete Kibon e passarem a margarina Becel no pão, eles não os associavam à companhia", diz Dutra.

 

Para mudar essa realidade, a Unilever decidiu focar suas futuras campanhas nas marcas e no logotipo, que passou a estampar todas as embalagens de itens produzidos pela empresa. Resultado: o conhecimento dos brasileiros sobre a marca Unilever, que era de 7% em 2004, subiu para 77% em 2010. Numa das promoções mais marcantes, a companhia distribuiu premiações milionárias aos consumidores para comemorar os seus 80 anos no País, em 2009. Durante 80 dias, sorteou um prêmio único de R$ 2 milhões, além de realizar dois sorteios diários de R$ 10 mil e dois semanais de R$ 100 mil no período.

 

A ação promocional reuniu a participação inédita de 10 marcas do portfólio da Unilever (Ades, Axe, Dove, Hellmann"s, Lux, Omo, Seda, Rexona, Kibon e Knorr). A promoção, encerrada em dezembro, contou com o número recorde de 22 milhões de participantes. "Foi um sucesso, a palavra Unilever foi a terceira mais procurada no Google durante a promoção", diz Dutra.

 

O resultado do esforço da empresa, que desembolsou R$ 1,9 bilhão em propaganda no ano passado, para tornar a marca Unilever conhecida dos consumidores deu retorno no volume de vendas . "Em média, o conhecimento da marca faz com que o consumidor incremente em 15% a sua cesta de consumo com produtos da Unilever", diz Dutra.

 

A iniciativa da unidade brasileira de promover a marca corporativa do grupo, que se somou ainda aos investimentos na inovação de 60 produtos, renderam ao Brasil a segunda posição no ranking das principais operações mundiais da companhia em 2009, passando a Inglaterra e ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Ele não revela os números do ano passado, mas sabe-se que, em 2008, o faturamento da operação no Brasil foi de R$10,3 bilhões.

 

PATRIMÔNIO
R$ 15 bi é o faturamento previsto para 2010 pelas empresas de segurança  no País, segundo a Abrevis,  entidade do setor

 

Veículo: O Estado de São Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>