Geral
26/04/2010 10:03 - Agências McCann e W/ anunciam fusão
As agências W/ e McCann confirmam hoje, oficialmente, por meio de nota ao mercado, a associação das duas empresas, assim como o novo comando e o plano de crescimento da WMcCann, a companhia criada a partir da fusão. A agência nasce como a sétima maior do país em verba publicitária, segundo dados do Ibope Monitor 2009. O acordo foi assinado no feriado de 21 de abril, apurou o Valor, poucas semanas após o atual CEO mundial da McCann Worldgroup, Nick Brien, ter entrado diretamente nas negociações.
Washington Olivetto, fundador da W/, será o chairman da nova companhia. Além de acompanhar de perto todo o processo criativo, seu foco estará na estratégia de longo prazo da agência. A presidência da WMcCann ficará a cargo de Fernando Mazzarolo, atual presidente da McCann no Brasil. Paulo Gregoraci, que ocupava a presidência da W/, será o vice-presidente de operações de mídia da nova agência.
"Nunca aceitei vender nada, ou envolver dinheiro nessa conversa. É algo que tem que passar por uma troca acionária entre as empresas", disse Olivetto semana passada ao Valor, logo depois de voltar dos Estados Unidos, sede da McCann. O negócio levou dez meses para ser finalizado e deve trazer novo gás à W/, assim como fazer a McCann sair da sombra, depois ter sido ofuscada por agências rivais que cresceram mais rapidamente nos últimos anos. Quanto à W/, a sua situação financeira delicada e a perda de contas importantes nos últimos tempos deixaram a companhia mais frágil. A agência criada por Olivetto em 1986 ganhou cinco novas contas em 2009, mas perdeu a megaconta da Schincariol, a dos calçados Reebok, a do laboratório EMS e a das canetas BIC. Olivetto, inclusive, pode deixar a empresa dentro de seis anos.
"Entrei nas negociações para uma fusão com a W/, mas saí porque não havia como fazer uma virada rápida lá dentro", diz um executivo do setor. "Eles têm prejuízo de mais de R$ 30 milhões e a receita não crescia, chegou a regredir de alguns anos para cá", afirma.
Alguns pontos nevrálgicos do acordo conseguiram ser resolvidos neste ano, como a questão da divisão interna de poder na nova empresa e a participação de cada agência no capital, uma vez que Olivetto não queria ser minoritário. Os publicitários não devem comentar o assunto, mas há uma expectativa de redução no quadro de pessoal de 20%, em média, segundo apurou o Valor.
Dados do Ibope Monitor de 2009 mostram que a McCann Erickson, que chegou a liderar o ranking brasileiro, não aparece As agências W/ e McCann confirmam hoje, oficialmente, por meio de nota ao mercado, a associação das duas empresas, assim como o novo comando e o plano de crescimento da WMcCann, a companhia criada a partir da fusão. A agência nasce como a sétima maior do país em verba publicitária, segundo dados do Ibope Monitor 2009. O acordo foi assinado no feriado de 21 de abril, apurou o Valor, poucas semanas após o atual CEO mundial da McCann Worldgroup, Nick Brien, ter entrado diretamente nas negociações.
Washington Olivetto, fundador da W/, será o chairman da nova companhia. Além de acompanhar de perto todo o processo criativo, seu foco estará na estratégia de longo prazo da agência. A presidência da WMcCann ficará a cargo de Fernando Mazzarolo, atual presidente da McCann no Brasil. Paulo Gregoraci, que ocupava a presidência da W/, será o vice-presidente de operações de mídia da nova agência.
"Nunca aceitei vender nada, ou envolver dinheiro nessa conversa. É algo que tem que passar por uma troca acionária entre as empresas", disse Olivetto semana passada ao Valor, logo depois de voltar dos Estados Unidos, sede da McCann. O negócio levou dez meses para ser finalizado e deve trazer novo gás à W/, assim como fazer a McCann sair da sombra, depois ter sido ofuscada por agências rivais que cresceram mais rapidamente nos últimos anos. Quanto à W/, a sua situação financeira delicada e a perda de contas importantes nos últimos tempos deixaram a companhia mais frágil. A agência criada por Olivetto em 1986 ganhou cinco novas contas em 2009, mas perdeu a megaconta da Schincariol, a dos calçados Reebok, a do laboratório EMS e a das canetas BIC. Olivetto, inclusive, pode deixar a empresa dentro de seis anos.
"Entrei nas negociações para uma fusão com a W/, mas saí porque não havia como fazer uma virada rápida lá dentro", diz um executivo do setor. "Eles têm prejuízo de mais de R$ 30 milhões e a receita não crescia, chegou a regredir de alguns anos para cá", afirma.
Alguns pontos nevrálgicos do acordo conseguiram ser resolvidos neste ano, como a questão da divisão interna de poder na nova empresa e a participação de cada agência no capital, uma vez que Olivetto não queria ser minoritário. Os publicitários não devem comentar o assunto, mas há uma expectativa de redução no quadro de pessoal de 20%, em média, segundo apurou o Valor.
Dados do Ibope Monitor de 2009 mostram que a McCann Erickson, que chegou a liderar o ranking brasileiro, não aparece entre as dez primeiras agências do Brasil. Sua compra de mídia caiu 17,1% no ano passado - a maior queda entre as 30 primeiras do ranking. Já a W/ ocupa a 43ª posição, com um resultado 13% melhor que o de 2008, mas ainda muito distante do grupo de líderes. Juntas, as duas administram cerca de R$ 1,3 bilhão em compra de mídia, segundo dados de 2009.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria