Geral
23/04/2010 10:13 - Magazine Luiza não está à venda, diz a dona
Luiza Trajano descarta associação com Pão de Açúcar e Casas Bahia e afirma que indústria aprendeu a negociar com redes menores
O Magazine Luiza não está à venda. Também não está interessado em se associar com Ponto Frio ou Casas Bahia, afirma a empresária Luiza Trajano, que comanda a rede de varejo. “Não estamos à venda nem comprando ninguém”. Segundo a empresária, primeiro por acreditar que as duas gigantes de varejo vão se entender e, segundo porque não fazmais sentido fazer associação só para aumentar seu poder de barganha coma indústria.
Para não ficar na mão de grandes varejistas, Luiza diz que a indústria aprendeu a valorizar também as pequenas redes. “Eles tiverammuito prejuízo com isso”, diz. “No setor de supermercados, por exemplo, as redes regionais nunca estiveram tão bem. Em minha região (Franca, no interior de São Paulo), tem supermercado pequeno que vende tanto quanto as redes globais.”
Apesar de negar uma aquisição neste momento, a empresária admite que o Magazine Luiza está aberto a compras neste ano, e que recursos não são problema. Sem intenção de mexer no caixa da empresa, Luiza afirma que o mercado de capitais é uma alternativa, bem como a associação com uma empresa do setor financeiro. “Podemos ter um novo parceiro estratégico, mas por enquanto não há nada concreto”, afirma. “Dificilmenteuma empresa de varejo tem hoje 10 anos de balanço auditado como nós. Por isso, estamos preparados para qualquer tipo de investimento.”
Os esforços visam manter a segunda posição em participação de mercado, que foi ameaçada após a fusão das redes Insinuante e Ricardo Eletro, que preveem faturamento de R$ 5 bilhões para este ano. O Magazine Luiza faturou no ano passado R$ 3,8 bilhões, um resultado 18,7% superior ao de 2008. Para chegar ao mesmo patamar dos concorrentes, terá de crescer pelo menos 30% neste ano em vendas. E os planos estão sendo realizados, diz a empresária.
“Nossa previsão inicial era crescer de 20% a 22%, mas crescemos 40% no trimestre”, afirma. “Vamos crescer de 30% a 40% no ano”. A estratégia é investir R$ 40 milhões na abertura de 30 lojas, principalmente na região da Grande São Paulo, chegando a 85 pontos de venda.
Máquina de vendas
Enquanto o mercado especula sobre o próximo capítulo das negociações entre Pão de Açúcar e Casas Bahia, as varejistas de eletroeletrônicos e móveis Ricardo Eletro e Insinuante correm para deixar a operação pronta. A recém-criada companhia, que leva o nome de Máquina de Vendas, manterá as duas bandeiras – exceto no estado do Rio de Janeiro onde as lojas da Insinuante se transformarão em Ricardo Eletro –, e prevê abrir até 50 unidades neste ano.
Para garantir a meta, os sócios perdem noites de sono. Luiz Carlos Batista, da Insinuante, afirmou recentemente ao BRASIL ECONÔMICO que tem dormido poucas horas em função do tempo dedicado ao novo negócio. O principal objetivo da união, que não teve valores revelados, foi aumentar o poder de barganha das empresas, que se viram ameaçadas após o fortalecimento do grupo Pão de Açúcar, cuja fusão com Casas Bahia ocorreu poucosmeses depois da compra do Ponto Frio, em junho de 2009.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria