Geral
22/04/2010 10:54 - Marcas de feijão preto tipo 1 têm até inseto vivo
Órgão de defesa do consumidor constata que produtos têm informação errada nos rótulos
Tipo 1 é o mais nobre e seus grãos são quase perfeitos; pacote não pode ter mais de 1,5% de problemas, como grãos mofados ou partidos
O feijão preto, uma das preferências na mesa do brasileiro, nem sempre é tão bom quanto parece. Entre 25 marcas vendidas nas principais capitais do país, o órgão de defesa do consumidor Proteste constatou que 13 não são do tipo 1, como informam ser em seus rótulos.
O tipo 1 é considerado o mais nobre e seus grãos são quase perfeitos -no máximo 1,5% de um pacote pode ter problemas, como grãos mofados ou partidos, por exemplo. O pacote não pode, tampouco, trazer em seu interior insetos vivos.
Contudo, esses quesitos não foram respeitados em pacotes de marcas como Blue Ville, Prezunic e Namorado. Entre as que apresentaram problemas, estão várias próprias de supermercados, como Dia% e Econ.
De acordo com a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, esse descaso das empresas faz com que o consumidor leve para casa um produto de qualidade inferior ao que gostaria. E muitas vezes pagando mais caro por isso.
Para a fabricante da marca Namorado, a SLC Alimentos, o resultado foi uma "surpresa", pois outros testes de órgãos como o Inmetro atestaram a qualidade da marca. A SLC disse discordar dos resultados e que o manuseio dos pacotes nos pontos de venda pode facilitar a quebra de grãos.
O Walmart, dono das marcas Nacional e Mercadorama, disse que seus produtos são processados de acordo com os padrões do Ministério da Agricultura. Após a pesquisa, a empresa solicitou análises atualizadas que comprovem a qualidade e a segurança do produto.
O Econ informou que, para possíveis melhorias, reavaliará seu processo de fabricação. O DIA% informou que apenas revende o feijão de sua marca e que irá contatar o fabricante.
A Folha não conseguiu contato com os números informados pela Zaffari e pela Finkler.
Veículo: Folha de São Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria