Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

22/04/2010 09:10 - Assim como cerveja, venda de salgadinho deve crescer na Copa

Eles não têm campanhas milionárias, não patrocinam nenhum grande time de futebol, mas os salgadinhos para aperitivos formam uma indústria que movimenta mais de R$ 2,6 bilhões ao ano. Só em 2009, conforme dados Nielsen, as vendas desses produtos cresceram 13% em faturamento e 5,7% em volume, em linha com o mercado de cervejas, que teve evolução semelhante no mesmo período (crescimento de 11,8% em faturamento e de 5,9% em volume).

 

"Nossas vendas andam de mãos dadas com o setor de cervejas uma vez que boa parte do consumo, principalmente o de amendoim, acontece como acompanhamento para a bebida", diz Gabriel Cherubini, vice-presidente da Yoki Alimentos, líder de vendas em amendoins e pipocas de micro-ondas. Os dois mercados têm comportamento tão semelhante que, assim como as cervejarias, os fabricantes de salgadinhos para aperitivo também esperam vender mais este ano por conta da Copa do Mundo da África do Sul, daqui 50 dias.

 

O segmento de salgadinhos para aperitivos, segundo a Nielsen, é composto basicamente por amendoim torrado e suas versões (ovinhos, japonês, pimenta mexicana etc). Também entram para a categoria os extrusados (assados, em forma de pastelzinho), os petiscos prontos de milho e de batata (desde que não sejam fritos), pipoca pronta e pipoca para micro-ondas.

 

No ano passado, o setor vendeu R$ 305 milhões a mais que os R$ 2,355 bilhões de 2008, segundo dados Nielsen. Com o crescimento previsto para este ano, que deve variar entre 8% e 12%, o faturamento do setor deve chegar perto de R$ 3 bilhões - o que é mais, por exemplo, do que movimenta a indústria de sorvetes, que em 2009 registrou receita de R$ 2,26 bilhões, também segundo a Nielsen.

 

A Yoki espera uma alta de 12% a 15% nas vendas de amendoins, tanto em volume quanto em faturamento, e de até 15% nas de pipoca. A Hikari planeja vender 5% mais em volume de amendoins. "Em junho normalmente nossas vendas triplicam por conta das festas juninas. Com a Copa, podemos quadruplicar o volume em relação a um mês normal", diz Ana Paula Cruzato de Almeida, gerente de marketing da Hikari, segunda maior fabricante de pipocas para micro-ondas do país, com 7% de participação (a primeira é a Yoki, com 80%, segundo a empresa).

 

Impulsionada pelo crescimento do mercado de cervejas, a Yoki conseguiu vender 9% mais salgadinhos e amendoins em 2009 que em 2008 e 10% mais pipocas. "O ganho de renda da classe C faz as pessoas consumirem mais. Se elas saem de casa, elas frequentam mais as 'happy hours' e consomem nossos amendoins. Se ficam em casa, assistem a filmes e comem nossas pipocas", diz Cherubini, da Yoki, que tem, nos supermercados, 11% das vendas de amendoins, 7% das vendas de salgadinhos extrusados de milho e 6% das de batatas chips assadas.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>