Geral
13/04/2010 10:59 - Serviço dará ao consumidor acesso a informações sobre alimentos na hora da compra
O consumidor brasileiro contará a partir deste mês com um novo instrumento para verificar a qualidade e segurança dos alimentos na hora da compra: o Serviço Além do Rótulo.
Resultado de uma parceria da Embrapa Agroindústria de Alimentos com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo Pão de Açúcar e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o serviço estará disponível para consulta pública no Hipermercado Extra, localizado na Asa Norte, em Brasília, a partir de amanhã.
Segundo o coordenador do serviço, pesquisador Fénelon do Nascimento Neto, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, o consumidor terá acesso a uma série de informações sobre a parte nutricional dos alimentos e de contexto da produção.
“Se ele tiver dúvida, pode acessar o serviço e ter informações sobre a composição do produto, sobre medidas de segurança para lidar com esse produto desde o supermercado até o preparo na residência. Ele tem informações do contexto de produção e pode perguntar ao fornecedor a origem desse produto, em que sistema foi cultivado. E as informações enriquecem o seu poder de decisão”.
A nova ferramenta permitirá ao consumidor saber, por exemplo, se os produtores estão usando agrotóxico ou se o alimento é um produto orgânico. Na primeira etapa, estarão disponíveis informações de frutas e hortaliças. Depois, o conteúdo será ampliado para produtos de origem animal, grãos e cereais e, por fim, produtos industrializados.
“A primeira fase é mais rápida e de maior interesse, porque não existem rótulos para frutas e hortaliças. A informação é mais escassa”, destacou o pesquisador.
Segundo Fénelon Neto, essa é a primeira iniciativa em termos de popularizar a informação fundamentada para consumidores leigos. “E ela usa uma ferramenta lúdica para o consumidor manipular, que é um software chamado A Árvore do Conhecimento. E eles vão poder se divertir e se informar”.
A Embrapa Agroindústria de Alimentos está aberta a investimentos públicos e privados para dar seguimento ao projeto. “Isso pode abrir perspectivas de somar esforços em termos de recursos para desenvolver as outras etapas tão necessárias para a informação do consumidor”.
Fénelon Neto revelou que de acordo com a Abras, o serviço tem possibilidade de ser instalado em mais de 80 mil lojas de supermercados filiados à entidade em todo o Brasil. O primeiro a se mostrar predisposto à instalação do terminal público em suas instalações foi o Grupo Pão de Açúcar. O consumidor também poderá acessar o serviço via internet, no www.alemdorotulo.com.br. Os pesquisadores pretendem atingir o público infantil e as pessoas com necessidades especiais.
Veículo: Agência Brasil

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