Geral
12/04/2010 10:20 - A comunicação que tirou a Avon da crise
Do batom cor-de-rosa à sola dos seus sapatos Christian Loubotin, a presidente mundial da Avon, Andrea Jung, é a cara da empresa de cosméticos que comanda há mais de uma década. Poucas pessoas conseguem ficar elegantes em um terno rosa como ela, presente nas listas das mulheres mais importantes do mundo dos negócios.
Na sexta-feira, em Nova York, Andrea disse ao Valor que a Avon "ama o Brasil". E não poderia ser diferente. "O Brasil é hoje um dos países com crescimento mais rápido no mundo e tudo o que temos visto nos mostra que é um excelente mercado para a indústria da beleza", disse. Ao longo de sua apresentação num evento sobre comunicação corporativa, Andrea mencionou Brasil, Rússia e China várias vezes. No último trimestre de 2009, a América Latina puxou os resultados da companhia, com alta de 29% no lucro líquido.
A CEO da Avon falou sobre como as estratégias de comunicação foram fundamentais para o sucesso das mudanças que a empresa fez nos últimos cinco anos - após ver, em 2005, seu crescimento anual de dois dígitos despencar para 2% -, e para enfrentar a recente crise mundial. Com a retração iniciada no fim de 2008, a companhia viu que precisaria agir. Lançou uma campanha que mostrava o modelo de venda direta como uma oportunidade de promover independência econômica para as mulheres especialmente nos Estados Unidos, onde o índice de desemprego disparou. A resposta foi rápida: a receita em 2009 superou US$ 10 bilhões e o recrutamento de vendedoras aumentou.
Até mesmo o Super Bowl, o evento esportivo mais importante dos EUA, ambiente tipicamente masculino, foi alvo da Avon. A empresa divulgou vídeos e distribuiu folhetos recrutando vendedoras para seus produtos e ajudar as famílias a se reestruturarem financeiramente. "Não foi uma ação de marketing, foi pura comunicação estratégica", disse Andrea.
"Tenho 13 executivos no board e todos são muito importantes. Mas, se me perguntarem qual deles é o mais próximo e com o qual passo a maior parte do tempo, devo dizer que é a minha vice-presidente de comunicação, Nancy Glaser", afirmou. Ela lembrou que o tempo gasto com a comunicação na reestruturação em 2006 foi duas vezes maior que com recursos humanos.
A mudança liderada por ela à época, que envolveu cortes drásticos de custos e de pessoas e culminou na campanha mundial "Hello Tomorrow", foi vital para a recuperação dos resultados. E o "click", contou, foi dado pelo guru indiano dos negócios Ram Charam. "Numa sexta-feira à noite, ele me perguntou se eu estava preparada para ouvir seu feedback. Ele disse que eu deveria me demitir naquele dia e ser recontratada na segunda-feira, como se fosse uma nova profissional, capaz de fazer uma reestruturação rapidamente. Do contrário, a companhia não sobreviveria." Andrea chegou ao escritório na segunda e deu início à transformação, que teve como ponto central a comunicação estratégica com seus diferentes públicos.
Agora, em um novo momento de crescimento dos negócios, os esforços de marketing da Avon se concentram na celebração de seus 125 anos, a serem completados em 2010. No foco da campanha estarão revendedores contando como a atividade mudou suas vidas.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria