Geral
09/04/2010 09:39 - Setor de cosméticos aposta nas classes C e D
Empresas lançam linhas populares.
Empresas mineiras do setor de cosméticos estão programando investimentos e contratações para acompanhar a expansão da economia nacional. Conforme representantes do setor, a demanda está aumentando em função do emergente público consumidor das classes C e D.
De acordo com o proprietário da Indústria e Comércio de Perfumes Ltda, detentora da marca L’acqua di Fiori, Leopoldo Mesquita, com unidade fabril no bairro Gutierrez, na região Oeste de Belo Horizonte, a empresa programa para os próximos 30 dias aporte de R$ 1 milhão no lançamento de uma linha voltada para classes populares. A previsão é de que sejam contratados pelo menos 50 trabalhadores neste período. O quadro atual é de 200 funcionários na fábrica da Capital.
Mesquita disse que o lançamento desta linha vinha sendo programado há alguns anos e, agora, é o momento de colocar em prática. "Estamos atentos ao aumento do poder de compra da população e vamos concentrar ações para este público", disse. O objetivo, segundo o empresário, é ampliar o público consumidor da marca. O preço médio dos produtos L’acqua di Fiori, hoje, gira em torno de R$ 100. Os novos lançamentos incluem perfumes com preço final de R$ 40. "Isso vai implicar em expansão dos nossos negócios. Temos muitas lojas situadas em locais com condições de vender para este público", afirmou.
O Estado de São Paulo é o que detém a maior fatia do faturamento da empresa, cerca de 35%, seguido de Minas Gerais, com 21%. O restante é pulverizado por todo o país. Com os novos produtos a preços mais baratos, Mesquita aposta na possibilidade de avançar sobre mercados das regiões Norte e Nordeste do Brasil. "Faz parte do nosso projeto atingir, gradativamente, novas regiões em que a população possui poder aquisitivo menor. Temos feito pesquisas que apontam as classes mais baixas comprando mais. Por isso estamos nos organizando para oferecer produtos mais populares. A coleção mais barata visa atender justamente ao crescimento das classes C e D", explicou.
Frente ao desempenho positivo da economia nacional, Mesquita prevê faturamento recorde neste ano: RS 144 milhões, o que representa 20% a mais na comparação com 2009 quando o resultado foi de R$ 120 milhões. Uma das estratégias previstas pela empresa, fundada em 1980, para alcançar o crescimento previsto para 2010 será a abertura de lojas. Com 950 pontos de venda no Brasil, a L’aqua di Fiori prevê a inauguração de 60 franquias até dezembro deste ano. Desse total, quatro serão na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). "Ao todo, inauguraremos 28 lojas a mais em 2010 em relação ao ano passado", disse.
Baixa renda - A Higident do Brasil, com fábrica e sede em Itajubá, no Sul de Minas, especializada na fabricação de sabonetes adulto e infantil, além de sabonetes cosméticos, é outra empresa do ramo que se organizou para atender os consumidores de baixa renda. De acordo com o assessor da diretoria, Peter Bungart, esse mercado já era alvo de atenção. "Já vínhamos nos preparando para atender às necessidades do mercado popular. Nossos investimentos em curso incluem ações para este segmento", afirmou.
Entre 2006 e 2009, segundo ele, a empresa recebeu investimentos da ordem de R$ 50 milhões. Desse total, 10% foram provenientes de instituições de fomento, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O restante foi bancado pela companhia, com recursos do próprio caixa. De acordo com Bungart, a programação de aportes prossegue até o final de 2012. A previsão é de que outros R$ 30 milhões sejam investidos neste período na ampliação de linhas de produção através da aquisição de maquinário.
A empresa não possui marca própria e fabrica sob encomenda para grandes grupos nacionais e internacionais como Natura, Avon, Jonhson & Jonhson, Jequiti e Nívea. A Higident tem capacidade de produzir 40 milhões de sabonetes/mês.
Hoje a empresa gera 1,080 mil empregos diretos e, conforme Bungart, a perspectiva é de aumentar em 15% o quadro de funcionários a partir do segundo semestre. "Muitos dos nossos clientes estão centrando fogo na produção de mercadorias a preços mais baratos, para cobrir o aumento de demanda ocasionado pelo aumento de poder de compra da população. Nós preparamos e nos antecipamos a esta demanda. Por isso, estamos tranqüilos em relação ao futuro", afirmou.
Em 2009 o mercado de cosméticos movimentou R$ 25 bilhões no Brasil, de acordo com números da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O montante representa expansão de 15% sobre 2008. O Brasil é o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo, perdendo apenas para Japão e Estados Unidos.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria