Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/04/2010 10:56 - Estrela prepara expansão no Nordeste

Fruto de um investimento de R$ 12 milhões, fabricante inaugura em agosto unidade em Sergipe com meta de dobrar participação na região

 

O consumo no Nordeste brasileiro vive uma fase de enorme ebulição. Em nenhum lugar do país a taxa de crescimento registrada pela Estrela, tradicional fabricante brasileira de brinquedos, é tão alta quanto na região. O faturamento da companhia lá cresce 40%ao ano, enquanto no consolidado nacional a receita deverá ser elevada em 20% em 2010. O problema é que, mesmo comeste boomnas vendas, a Estrela temapenas 10% de participação no Nordeste.

 

A culpa da baixa participação na região é atribuída ao alto custo do frete, que tem funcionado como um freio de mão para o avanço da Estrela na região. Esta situação era um tanto quanto frustrante para o presidente da companhia, Carlos Tilkian.

 

A partir de uma decisão estratégica tomada no final de 2008, em agosto ele planeja reverter este cenário. Nesta data, a fabricante vai trilhar o caminho percorrido por muitas fabricantes de alimentos e inaugurar sua primeira fábrica no Nordeste – e a terceira do país.

 

O local escolhido para implantar sua nova unidade industrial foi o povoado Serra do Machado, localizado emRibeirópolis (SE) e sugerido por João Carlos Paes Mendonça, do grupo JCPM, que é amigo de Tilkian e desenvolve projetos sociais na região.

 

Fruto de um investimento de R$ 12 milhões, a nova unidade tem a incumbência de colocar a Estrela na liderança da venda de brinquedos no Nordeste. “Com esta fábrica emSergipe, pretendemos conquistar, em um ano, 20%de market share e nos tornarmos o número um de um mercado muito pulverizado”, promete Tilkian.

 

Com a fabricação local, oexecutivo vai conseguir uma vantagem primordial para o seu negócio. Sem o repasse do custo do frete, o nordestino finalmente passará a pagar pelos brinquedos da marca o mesmo valor desembolsado por paulistas, cariocas, mineiros e gaúchos. Na prática, isso significa que os brinquedos chegarão às lojas com um valor 10% inferior ao que vinham sendo praticados na região. “Nosso grande desafio no Nordeste era equacionar um cálculo baseado em brinquedos de grande
volume em pequeno valor. Com o frete isso era impossível. A fábrica chega para resolver esta equação”, diz.

 

Criada para atender exclusivamente às regiões Norte e Nordeste, a nova fábrica deverá responder por 50% de todos os brinquedos que amarca pretende vender na região no Dia das Crianças, em outubro.

 

Tilkian explica que o mercado nordestino sempre teve menos opções, menos estrutura de empresas e um poder aquisitivo que nunca fez chegar às mãos das crianças da região brinquedos commuita sofisticação ou eletrônica embarcada. Por conta disso, o público infantil teria desenvolvido uma predileção por brinquedos maiores, a exemplo de bonecas de 1 metro de altura e carrinhos gigantes.

 

Atualmente, 80%das vendas da boneca Amiguinha, lançada pela Estrela na década de 70, são compradas por lojistas do Nordeste. O item tem 90 centímetros. “A fábrica local temo objetivo de desenvolver produtos específicos para aquela região”, explica Tilkian.

 

Na prática, isso significa que a Estrela poderá fechar parcerias com costureiras da região e passar a encomendar roupas de bonecas a elas. O artesanato, muito forte no estado, também poderá ser incorporado à linha de produção. “Existe a possibilidade de criarmos produtos lá que resgatem a cultura local para comercialização em todo país”, promete. A Estrela espera obter o retorno do investimento nesta fábrica em cinco anos.

 

Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>