Geral
05/04/2010 09:17 - TV, rádio e internet puxam expansão de 3,96% no mercado publicitário
As mídias eletrônicas - TV, rádio, internet - foram as principais responsáveis pelo crescimento dos faturamento do mercado publicitário no ano passado, de acordo com o levantamento do Projeto Inter-Meios, realizado pelo Grupo M&M em conjunto com a consultoria PricewaterhouseCoopers. No total, a mídia brasileira faturou em 2009 3,96% a mais com publicidade em 2009, totalizando R$ 22,272 bilhões. Considerada a variação do IGP-M, o aumento foi de 2,2%.
O levantamento não considera eventuais descontos concedidos aos anunciantes. Internet, TVs aberta e paga e rádio tiveram bom crescimento. O faturamento da TV aberta - que ampliou sua participação no total dos investimentos publicitários chegando a 60,9% de participação - cresceu 7,65% chegando a R$ 13,5 bilhões. A TV aberta é o veículo que responde pela maior fatia do bolo publicitário. A internet, que tem 4,27%, registrou crescimento de 25,2%. O rádio, com participação de 4,43%, cresceu 9,35%.
O canal mídia exterior também apresentou bom desempenho, com alta de 12,30%. O meio responde por 2,96% do total do mercado. Seu maior destaque foi o setor chamado de "mídia digital out of home", que são aqueles monitores instalados em redes de supermercados, shopping centers, bares e restaurantes ou até em elevadores ou ônibus, transmitindo programação segmentada. O faturamento desse tipo de negócio cresceu de R$ 60,9 milhões em 2008 para R$ 94,1 milhões no ano passado, registrando evolução de 54%.
Jornais e revistas, entretanto, tiveram queda no faturamento, de 8,11 e 6,18% respectivamente.
Com a crise, as empresas cortaram campanhas mais caras ou institucionais, que são o perfil da publicidade em meios impressos. Prefeririam dar foco às campanhas mais baratas e de efeito imediato. Por isso, as mídias eletrônicas levaram vantagem no ano que passou. O projeto ainda não divulgou números referentes a 2010.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria