Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

31/03/2010 11:12 - Vendas dos supermercados crescem 6,73%

Alta ocorreu em fevereiro, em comparação ao mesmo mês de 2009 

 

Quarta-feira, 31 de março - As vendas reais do setor supermercadista em fevereiro de 2010 cresceram 6,73% em relação a fevereiro de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com janeiro deste ano, houve uma queda real de -6,27%. No acumulado do primeiro bimestre, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 7,67%, na comparação com igual período de 2009. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 11,89% em fevereiro em relação a fevereiro de 2009 e queda de -5,54% sobre janeiro deste ano. O acumulado nominal, no bimestre, chega a 12,74%, na comparação ao mesmo período do ano passado. 

 

"Essa queda em relação a janeiro está atrelada ao fato de fevereiro ter menos dias. A análise do mês em relação ao mesmo mês do ano anterior mostra um crescimento expressivo, assim como o acumulado do bimestre indica uma tendência de retomada do crescimento aos níveis de 2008", avalia o presidente da Abras, Sussumu Honda.

 

Abras Mercado

 

Em fevereiro, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 1,67%, em relação a janeiro deste ano. Já na comparação com fevereiro de 2009, o AbrasMercado apresentou crescimento de 3,20%, passando de R$ 259,94 para R$ 268,25.

 

Os produtos com as maiores altas em fevereiro, na comparação com janeiro, foram: tomate, com 19,64%; açúcar, com 9,67%; e biscoito cream cracker, com 8,33%. Já os produtos com as maiores quedas no último mês foram: batata, com -7,86%; feijão, com -3,55%; e biscoito maisena, com -2,99%.

 

Índice de Volume

 

De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, no primeiro bimestre de 2010, crescimento de 7,7% nas vendas em volume, em comparação ao mesmo período de 2009, quando a variação ficou em -0,4%. O bom desempenho foi puxado pelas cestas de bebidas alcoólicas, com 16,1%, e bebidas não alcoólicas, com 12,7%. Também registraram crescimento as cestas de perecíveis, com 9,3%; limpeza caseira, com 7,9%; mercearia salgada, com 6,2%; higiene e beleza, com 5,5%; e mercearia doce, com 3,3%. A cesta ‘outros', que contém principalmente produtos de bazar, foi a única a ter queda no volume vendido, com -1,1%. 

 

O formato de loja que apresentou o maior crescimento de vendas foi aquele que tem entre 5 e 9 check-outs, com 13,3%. O autosserviço com mais de 50 check-outs, com -7,8%, continua registrando queda.

 

Nas regiões do país, todas as áreas pesquisadas registraram aumento no volume vendido. Em comparação aos dois primeiros meses de 2009, o maior crescimento no bimestre janeiro/fevereiro de 2010 aconteceu na região que engloba Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 11,5%, seguida pelo Sul, com 10,3%; Grande São Paulo, com 9,3%; Nordeste (Ceará até Bahia), com 8,8%; Grande Rio de Janeiro e interior e litoral de São Paulo, ambas com 5,5%; e Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com 1,5%.

 

Os produtos que apresentaram maior crescimento em volume vendido em janeiro e fevereiro de 2010, em comparação a igual período de 2009, foram cerveja, 20,4%; queijo, com 16,7%; refrigerante, com 14,6%; desodorante, com 14,2%; e arroz, com 12%. As maiores quedas aconteceram nos seguintes produtos: sidra, com -22,5%; rum, -18,8%; purê de tomate, -13,6%; extrato de tomate, -9,2%; e suco de frutas concentrado, -7,9%.

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>