Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

29/03/2010 11:03 - Young fica com Casas Bahia e Ponto Frio

O destino das contas bilionárias mexeu com o mercado publicitário e levou grandes agências a estreitar laços com Abílio Diniz e Michael Klein

 

Na disputa do ano do mercado publicitário, a agência Young & Rubicam, de Roberto Justus, levou a melhor. A cobiçada verba de marketing das Casas Bahia, o maior anunciante do País, permanecerá em seu portfólio. Ele ainda ganhará a conta da rede Ponto Frio, que até então tinha atendimento compartilhado entre as agências Fischer+fala! e DM9BBD. O anúncio foi feito na sexta-feira passada.

 

Em jogo, uma conta que movimentou R$ 3 bilhões no ano passado, segundo levantamento do Ibope Monitor. Se somada ao Ponto Frio, agora do mesmo grupo, o valor sobe para quase R$ 3,5 bilhões. O destino dessa verba bilionária mexeu com o mercado logo após o anúncio da associação com o Pão de Açúcar, no fim do ano passado, que criou a Nova Casas Bahia. Grandes agências se empenharam em estreitar laços e mostrar serviço para Abílio Diniz e Michael Klein.

 

A favor da Young pesou um relacionamento de mais de dez anos com a família Klein, fundadora das Casas Bahia. Além disso, ficou acertado que, neste momento, a área de marketing e vendas ficará a cargo dos Klein.

 

A Young mantém uma agência dentro das Casas Bahia com 100 profissionais. No ano passado criaram 4.533 filmes, 153 milhões de encartes, 22.134 mil anúncios impressos e 4.179 spots de rádio. Essa operação é coordenada por Flávia Altheman, diretora da Young e mulher de Rafael Klein, hoje presidente da Nova Casas Bahia. "Muito mais do que ser a maior rede varejista do país, as Casas Bahia é exemplo de gestão bem-sucedida", diz Marcos Quintela, presidente da agência.

 

A maior preocupação, no entanto, é que o Pão de Açúcar, sócio majoritário da empresa, ainda decida criar uma agência própria, a exemplo do que fez com a conta da sua rede em 2005. Ele criou a PA e dispensou as agências Africa, F/Nazca Saatchi & Saatchi e Duda Mendonça. Na época, a razão apontada foi corte de custos.

 

"É importante e saudável para o mercado e para a concorrência que a nova empresa preserve a relação com as agências, o volume de investimentos publicitários e o atendimento às marcas separado", diz o publicitário Luiz Lara, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) e sócio da agência Lew,Lara/TBWA. "O varejo de eletroeletrônicos é commodity. É um embate de preços e promoções. A força desse negócio está no marketing, capaz de atrair a atenção do consumidor e, para isso, a propaganda é imprescindível."

 

A discussão dos prós e contras da agência própria é antiga. A favor da sua adoção está o controle interno sobre o processo de comunicação de ofertas, que é estratégico nesse negócio, como destaca o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando Ferson. Já a grande vantagem, na sua avaliação, está na redução da estrutura da empresa.

 

"O destino do atendimento da Nova Casas Bahia é um fato relevante para o mercado. O varejo é um dos segmentos que mais investem em propaganda", diz Guga Valente, sócio de Nizan Guanaes e presidente do Grupo ABC, do qual faz parte a agência DM9DDB.

 

Pelos dados do Ibope Monitor, comércio e varejo investiram R$ 15,57 bilhões em mídia no ano passado ? três vezes mais que o segundo lugar, o setor de serviços ao consumidor.

 

Os boatos sobre quem fica e quem sai do negócio se intensificam nas últimas semanas. A DM9DDB teria sido a mais aguerrida, com propostas para não só permanecer como fornecedora, como também ampliar sua participação. Para Valente, é mais do que legítima a abordagem aos sócios das Casas Bahia.

 

Até mesmo sócios do Grupo ABC, como o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, teriam entrado nas conversas. Guga Valente não comenta a informação. Luiz Lara também teria procurado os empresários.

 

Veículo: O Estado de São Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>