Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

25/03/2010 10:55 - Varejo reforça estoques para o Dia das Mães

Antes mesmo de chegar o Dia das Mães, as redes do varejo já se programam para aproveitar a "festa do consumo", que vem desde o segundo semestre do ano passado tanto que projetam alta de até 30% em vendas - 150% a mais do que o estimado por especialistas ouvidos pela DCI. Exemplo de otimismo é a iniciativa da rede de lojas Berlanda, de abrir cinco lojas até o Dia das Mães. Entre as mais estabelecidas, como o Grupo Pão de Açúcar, dono de redes como o Ponto Frio e Extra Eletro, além da Casas Bahia, a expectativa é que as vendas continuem em alta. Desta forma, as varejistas garantem que têm estoques em dias para atender à demanda forte para a data, que só perde para o Natal em volume de vendas.

 

Interessadas em garantir os estoques fartos, as redes já negociam com a indústria e planejam aproveitar ao máximo as vendas apimentadas, neste ano, com a expectativa de crescimento também com a Copa do Mundo, na África do Sul, em junho e descartam a hipótese de alta nos preços. Segundo os comerciantes, não será aceito nenhum movimento contrário ao consumo, como aumento de preços.

 

Para Hugo Bethlem, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar (Companhia Brasileira de Distribuição), a expectativa do comércio para as datas é muito grande e não cabe alta nos preços de produtos durante a Copa ou mesmo no Dia das Mães. "Não existe possibilidade, não há espaço para qualquer correção nos preços, por causa de oferta e procura", disse ele, ao DCI.

 

A companhia promete também manter as alíquotas baixas do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até o final dos estoques de móveis, produtos que tiveram procura 70% maior nos meses de janeiro e fevereiro, nas lojas do grupo.

 

Segundo Bethlem, que preferiu não revelar números, a expectativa da rede para as datas é positiva e, confirma que já sente o crescimento na procura por itens, principalmente da linha marrom e eletroportáteis. "Quando o ano é ruim a gente já ajuda a mãe e, quando o ano é positivo a gente ajuda mais ainda. Acho que todo mundo vai dar presentes, coisas pra ela curtir. Já a Copa, acho que será uma explosão no que diz respeito a venda de TVs e DVDs, e toda a linha de Som e Imagem."

 

O executivo da empresa de Abilio Diniz e do grupo Casino, afirma que as compras para este trimestre de forte sazonalidade estão ativas e descarta compras por especulação. "Não fazemos estoque especulativo para nada, só se você tem uma previsão muito forte de que vai faltar mercadoria, o que até agora não há", explica. O diretor afirma também que: "Estamos comprando volumes acima do que estávamos comprando no ano passado, mas efetivamente esses volumes estão sendo vendidos".

 

Sobre as negociações com os fornecedores, Bethlem diz que ocorrem sem problemas: "É sempre uma questão de volume e de resultado. Não só nós, mas a concorrência toda está aquecida". "Tivemos reunião com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), na semana passada, e a Luiza Helena presidente do IDV e dona do Magazine Luiza, estava muito animada com a previsão de vendas dela; por isso, acho que o período será muito positivos para o comércio em geral.".

 

Concorrência

 

Nas lojas Berlanda, com 120 unidades no Sul, a expectativa de vendas no Dia das Mães é grande e vai levar o empresário Nilson Berlanda a inaugurar 5 novas unidades até a data, até maio. A intenção é alavancar alta de 30% nos negócios, apenas com a comercialização de presentes para as mães. "Acho que este será o melhor dos últimos sete anos", conta o empresário, que afirma: "Nossa expectativa é enorme porque, desde o fim do ano as vendas estão em alta".

 

Berlanda conta que as negociações com a indústria estão mais apertadas, por causa da especulação sobre alta nos preços; porém o empresário garante que não há possibilidade de vender mais caro no período. "Vamos manter os preços na média em que estão hoje", diz.

 

A Cybelar, forte no interior paulista, as compras para o Dia das Mães já começaram e serão acima de 10% maiores, vê Ubirajara Pasquoto, presidente da rede. Quanto as vendas, o diretor afirma que devem ter alta entre 20% e 25% no período, considerando todas as categorias, da linha branca à linha marrom. Segundo ele, as a negociação com a indústria está cada vez mais truncada, por causa das margens apertadas nas duas pontas. "As negociações estão mais difíceis, porque os fornecedores estão mais inflexíveis."

 

Para o executivo, os produtos mais comprados serão computadores, eletroportáteis; produtos para o lar, e principalmente a linha de itens voltados para mulher, como: chapinha e secadores de cabelos. "Ano passado a gente estava com a crise, mas agora a procura já é bem maior", avalia.

 

De acordo com Marcos Gouvêa, diretor-geral da consultoria especializada em varejo Gouvêa de Souza (GS&MD), alguns setores da cadeia produtiva foram mais cautelosos, em 2009, com o crescimento da demanda; porém, mesmo com a pressão inflacionária causada pelo descompasso entre oferta de demanda, os comerciantes não aceitam qualquer aumento de custo nos produtos na hora de repor os estoques. "Em alguns segmentos da distribuição, o varejista é tão forte que consegue protelar, ou até mesmo evitar o aumento dos produtos que serão vendidos", afirma. "Isso acontece porque o varejo está bem estruturado para negociar com a indústria esses aumentos de preço", explica.

 

A reportagem procurou Magazine Luiza, Carrefour e Walmart Brasil, mas as empresas preferiram não se pronunciar sobre as vendas de Dia das Mães.

 

Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>