Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

15/03/2010 09:34 - Mídias sociais mudam as regras da propaganda

Advento da internet alterou o perfil do consumidor nos últimos anos.

 

A publicidade tem passado por modificações significativas no mercado brasileiro. Com a ascensão das novas mídias e com a mudança de postura dos consumidores, que deixaram de ser agentes passivos e se tornaram mais participativos e exigentes, tem sido necessário alterar a forma de fazer propaganda. É o que acredita o diretor da agência New 360, João Delpino, que há 20 anos trabalha no ramo.

 

Segundo ele, o setor de comunicação sofreu transformações consideráveis e deixou de ser unilateral para se tornar uma via de mão dupla. "Os anúncios de revista e comerciais de televisão e rádio têm, hoje, novos concorrentes, entre eles as redes sociais. Hoje, há uma exigência enorme do consumidor usuário de Twitter, Orkut, entre outros", explicou.

 

De acordo com Delpino, a tendência é de que essas mudanças na publicidade sejam ainda mais aceleradas. Para ele, a propaganda ainda é uma ferramenta de estimulação ao consumo, mas hoje interfere menos do que há 10 anos. "Atualmente, os produtos - em geral - possuem padrões semelhantes. Daí a importância da divulgação", considerou.

 

A diretora de planejamento e criação da agência Lápis Raro, Carla Madeira, também acredita na influência da propaganda no ato da compra. Segundo ela, a publicidade é responsável por organizar as escolhas, já que as pessoas estão diante de uma vasta opção de itens similares e o que passa a valer é o relacionamento com a marca.

 

"A relação da empresa com o consumidor continua sendo importante, independente das ferramentas que se usa. A internet trabalha de forma mais interativa, mas acredito na coexistência entre as mídias como forma de potencialização do meio", afirmou.

 

A professora e psicanalista da Associação Internacional de Psicanálise (IPA), Eliane de Andrade, considera que as novas mídias criaram mais um canal em que se pode fazer comunicação. Entretanto, a forma de fazer propaganda continua sendo a mesma. "O bom publicitário é aquele que consegue perceber os desejos da comunidade onde vive e revela isso de maneira criativa. Ele capta as aspirações das pessoas e por isso será bem-sucedido", observou.

 

Segundo Eliane Andrade, atualmente existe um excesso de mídias e como muitas delas são criadas rapidamente, não conseguem atingir o objetivo de atuação e acabam sendo descartadas. "A televisão e o rádio continuam sendo os melhores meios de comunicação para se alcançar a massa", explicou.

 

Para a doutora em sociologia e também publicitária Luciana de Oliveira, existem pontos positivos e negativos envolvidos nos caminhos da publicidade. De acordo com ela, houve uma mudança no modo de trabalhar das agências que, além de pensarem nas mídias convencionais, não podem descartar as mídias alternativas.

 

"A produção de conteúdo ficou mais próxima das pessoas, que podem produzir blogs e estar nas redes sociais. Essa abertura de mercado cria uma maior competitividade entre os produtos que precisam atender, ainda mais as necessidades do consumidor", revelou.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>