Geral
10/03/2010 08:41 - Unilever estuda aquisições na Rússia
A Unilever, segunda maior fabricante mundial de bens de consumo, planeja expandir-se na Rússia e em outras ex-repúblicas soviéticas para aproveitar a recuperação nos gastos dos consumidores, segundo o chefe da empresa na Rússia, Ucrânia e Belarus, Sanjiv Kakkar.
"A Rússia é o mercado-chave", disse Kakkar ontem, na região de Tula, sul de Moscou, onde a companhia constrói uma fábrica de sorvetes, que está consumindo investimentos de US$ 140 milhões. "Estamos sempre estudando aquisições por aqui", afirmou o executivo.
A Unilever vende sorvetes na Rússia sob marcas como Magnum e Ben & Jerry e vê "enorme" potencial de crescimento no país, segundo havia afirmado em julho o vice-presidente executivo de operações na Europa Central e Leste Europeu, Antoine de Saint-Affrique. A economia do país poderia crescer 4,5% este ano, acima da previsão governamental de 3,1%, de acordo o primeiro vice-presidente do Bank Rossii, Alexei Ulyukayev, em entrevista ao jornal local "Izvestia", publicada em 3 de março.
O mercado de alimentos embalados da Rússia, que movimenta US$ 60 bilhões, terá expansão anual de 2,9% até 2014, acima da previsão para a Europa Ocidental, de 0,7%, segundo números da Euromonitor International. O mercado de sorvetes da Rússia, de US$ 1,7 bilhão, deverá crescer 3,2% ao ano no mesmo período, em comparação ao aumento de 1,1% previsto para a Europa Ocidental, de acordo com a empresa de pesquisas.
Kakkar prevê a recuperação do consumo na Rússia em meados deste ano, depois da mais grave crise econômica já registrada, que chegou a seu pior ponto no segundo trimestre de 2009, quando o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 10,9%.
A fábrica em Tula será a nona da empresa na Rússia, incluindo a que pertencia à ZAO Baltimore, uma fabricante de ketchup comprada em abril de 2009. A Unilever também comprou, em 2008, a Inmarko, maior fabricante de sorvetes do país, com o que ganhou participação de 17% no mercado russo do produto. A Inmarko produz marcas como a Magnate e a San Cremo, em três fábricas na Rússia.
A marca de sorvete mais vendida na Rússia é a Torzhestvo, da Unilever, que significa "celebração" em russo e possui participação de mercado de 3,5%, segundo a Euromonitor. A 48 Kopeks, da Nestlé, é a terceira maior marca, atrás da Russky Kholod (gelo russo), produzida pela OAO Russky Kholod.
A Unilever obtém cerca de 50% de suas vendas em países em desenvolvimento, como Brasil, Rússia e China. O país europeu continuará sendo um "mercado de foco" para crescimento futuro, segundo havia informado em outubro o executivo-chefe da Unilever, Paul Polman.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria