Geral
05/03/2010 11:22 - Illycafè faz do Brasil centro de vendas para a América do Sul
Há quase duas décadas importando, processando e incluindo o café brasileiro em seu blend mundial, a italiana illycafè vai abrir uma subsidiária em São Paulo para concentrar a venda e distribuição de seus produtos na América do Sul. A ideia da illycafè Sud America é desenvolver principalmente o mercado nacional e também coordenar todo o mercado sul-americano, o que inclui a administração de novas lojas próprias. Até agora, a atuação da empresa no Brasil se concentrava em uma exportadora, a Porto de Santos, em sociedade com o Escritório Carvalhaes.
"O Brasil já é o maior produtor e maior exportador do mundo e será em breve o maior consumidor em alguns anos. É por esse motivo que estamos abrindo esta subsidiária, que estará em operação até junho deste ano", afirma Andrea Illy, presidente da illycafè.
Apesar de ser mundialmente conhecida como uma das mais tradicionais indústrias produtoras de cafés de qualidade do mundo, no Brasil a ideia é ir além. A empresa pretende comercializar no mercado doméstico outros produtos que fazem parte do portfólio do grupo. Entram na lista, além do café, o chocolate Domori, os chás Dammann Frères, os doces Agrimontana e os vinhos Mastrojanni.
"Vamos começar com o café num primeiro momento, mas em breve teremos todos os demais produtos, todos centralizados nessa subsidiária", afirma o executivo.
Para a illycafè, a América do Sul é responsável por uma fatia de 4% do faturamento global da empresa. Com o aumento do consumo de café na região, especialmente no Brasil, a expectativa é de que esse percentual chegue a 6% nos próximos anos. Apesar de ainda não ter o balanço de 2009 fechado, Illy considera que o resultado da empresa no ano passado foi de estabilidade em comparação a 2008, quando o faturamento da empresa foi de 280 milhões de euros.
"Tivemos um primeiro semestre em 2009 muito difícil, com queda no consumo mundial e também problemas de estoques em nossos distribuidores, além de uma redução no consumo de café fora de casa. Na segunda metade do ano as coisas começaram a voltar ao normal e juntamente com o lançamento de cinco novos produtos conseguimos manter nossa posição", afirma Illy. Para 2010, a expectativa é de crescimento, segundo o executivo, que não fez uma estimativa. "O ano passado foi o mais difícil para a empresa nos últimos 40 anos".
Mas não é apenas a relação com o consumidor final que vai começar a mudar. O já famoso relacionamento que a empresa mantém com os produtores de café do mundo todo vai começar a sofrer alterações a partir do final deste ano, com maior ênfase em 2011. Em parceria com a universidade de Oxford, a empresa está desenvolvendo uma metodologia para mensurar a sustentabilidade da produção de café nas fazendas, independentemente da localidade.
A metodologia será concluída na segunda metade do ano e apresentada na Organização Internacional do Café (OIC), permitindo que qualquer país e qualquer indústria possa utilizar. "Vamos aplicar esse método gradualmente junto a nossos fornecedores e ele será obrigatório para quem quiser continuar fornecendo para nós", afirma Illy.
Com a estratégia, a empresa pretende colocar em prática algo controverso: o fim da certificação nas fazendas. Andrea Illy defende que a certificação deve ser feita na indústria e não servir de custo adicional para os produtores, sem uma garantia de resultado efetivo. "Os produtores terão que ser transparentes. Junto com as amostras que nos mandam passarão a enviar também documentos que indiquem como aquele café foi produzido e isso será auditado pela illycafè", diz.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria