Geral
02/03/2010 09:48 - Carrefour planeja ter lojas em toods os estados até 2011
Norte e Nordeste são a última fronteira para o grupo francês, que deve investir R$ 2,5 bilhões em sua expansão
O Carrefour quer quebrar o estigma das grandes varejistas e fincar bandeira emtodo o território nacional. Até hoje, nenhum dos grandes concorrentes do setor conseguiu isso. Atualmente, o grupo francês está em 19 estados, e deve investir R$ 2,5 bilhões para chegar às 27 unidades da federação até 2011. A ideia é formar uma rede com 750 pontos de venda. Hoje, são 598 lojas, além de 313 unidades de serviços, como postos de gasolina e drogarias. Para 2010, a empresa prevê a abertura de 70 lojas.
O foco serão unidades próprias no Norte e Nordeste, afirmaJean-Marc Pueyo, diretorsuperintendente do grupo no país. “Aquisição não é o objetivo da empresa no momento, mas sabemos que o Brasil tem uma concentração pequena do varejo em outros estados, onde temos potencial para crescer”, diz. O primeiro passo para isto foi reformulação do centro de distribuição de Manaus, por R$ 27 milhões, em comemoração aos dez anos de atuação da empresa no estado e também para dar suporte ao portal de ecommerce, lançado ontem.
Paralelamente aos investimentos para expansão, a empresa está fazendo o reposicionamento de sua marca institucional. O Grupo Carrefour Brasil, pela primeira vez em 35 anos, adota posicionamento conjunto de mídia para anunciar os serviços e produtos de suas três bandeiras, Carrefour, Atacadão e Dia%. A primeira peça publicitária entrou no ar no domingo passado. Criada pela F/Nazca, o anúncio fala sobre os diversos serviços da empresa.
O momento é propício para as ações de marketing da empresa já que o concorrente Grupo Pão de Açúcar ficará ao menos um ano sem poder fazer grandes ações institucionais por conta da fusão do Ponto Frio com a Casas Bahia, que ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
As ações ainda vão ajudar em outra causa da empresa, a de recuperar a imagem após a onda de especulações sobre uma possível venda da operação brasileira, considerada superavitária, para sanar problemas financeiros damatriz. Pueyo não confirma a estratégia, dizendo apenas que os planos do reposicionamento da imagem estavam em curso. O Carrefour vem mexendo em sua marca no país desde 2004, quando contratou a apresentadora Ana Maria Braga como garota-propaganda.
Outra área de negócios que também ganha a atenção da empresa é a imobiliária. O Carrefour faz parcerias comempresas como Gafisa e Rossi, para criar um banco de terrenos e valorizar seus ativos. “Buscamos otimizar nossos prédios com diversos serviços”, diz Pueyo. A rede aposta em cinemas e laboratórios para transformar galerias de vendas em espaços lucrativos de negócios.
Modelo para exportação
Jean-Marc Pueyo destacou que a empresa não vai fortalecer só a presença no Brasil. Dentro de cinco dias, Bogotá, na Colômbia, vai ganhar seu primeiro Atacadão, modelo de negócio que mistura varejo com atacado, de olho principalmente em pequenos comerciantes. “Ainda no primeiro semestre, abriremos também na Argentina”, afirma. O executivo diz que não pode falar em nome da matriz sobre o destino das operações vizinhas, mas garante que investimentos estão sendo feitos neste mercado.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria