Geral
02/02/2024 11:37 - Expansão do mercado pet ganha força no setor supermercadista
O faturamento brasileiro da categoria cresceu 14% em 2023, alcançando a marca de R$ 68,6 bilhões
A busca por produtos destinados a animais de estimação no varejo alimentar não é apenas uma tendência; esse nicho ocupa a terceira posição entre os canais de acesso dos consumidores no comércio eletrônico, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB). O faturamento do setor pet brasileiro apresentou um crescimento de 14% no ano passado, atingindo a cifra de R$ 68,6 bilhões, conforme previsto pelo IPB com base no desempenho do mercado até 30 de setembro.
Há uma década, o instituto tem promovido o desenvolvimento do setor pet brasileiro, divulgando projeções trimestrais de faturamento anual. O faturamento consolidado de 2022 foi de R$ 60,2 bilhões, representando um aumento de 16,4% em relação a 2021, que registrou R$ 51,7 bilhões, conforme informado pelo IPB no início do ano seguinte.
Cesta de compras
Na esfera do varejo alimentar, os pontos de venda têm se especializado no segmento, preparando-se cada vez mais para atender às necessidades dos clientes por meio de serviços e cuidados com seus animais de estimação. Itens como linha de higiene para pets, tapetes higiênicos, areias sanitárias, caminhas, coleiras, comedouros, brinquedos e acessórios têm conquistado espaço nas prateleiras dos supermercados.
A rede Coop aumentou o espaço dedicado apenas para a categoria em suas lojas para seus cooperados e clientes. “Comercializamos alimentos secos, úmidos e petiscos das importantes marcas do mercado como também a linha de higiene, desde areia para gatos e tapetes higiênicos para cães. A população de pet vem crescendo e ganhando espaço nos lares brasileiros, já contamos com mais de 68 milhões de cães, 42 milhões de aves, 34 milhões de gatos e 22 milhões de peixes. Em 2023, foram produzidas cerca de 4 milhões de toneladas de pet food em território nacional para atender a demanda interna de consumo”, explica a Gerente de Compras Não Alimentos da Coop, Diana Queirós.
A varejista possui um sortimento de alimentos para pets da marca própria Coop e em novembro de 2022 lançou o tapete higiênico Coop que já vem se destacando na preferência do consumidor, de acordo com a rede varejista.
Bons negócios
Ainda de acordo com Diana Queirós, a categoria movimenta aproximadamente de R$ 20 milhões por ano, sendo que o online vem se destacando e ganhando participação, mas a maior venda ainda se mantem nas lojas físicas. A Coop também realiza algumas ações para se destacar e incrementar as vendas, como por exemplo feira de adoção, festival pet, entre outras campanhas.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria