Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

01/03/2010 09:30 - Um caminho para o Walmart

Rede varejista americana cria índice que abrirá as portas da empresa para fornecedores com produtos sustentáveis



A adesão aos princípios da sustentabilidade socioambiental se tornou uma espécie de mantra para a maioria dos executivos de corporações públicas e privadas. Só que o discurso nem sempre se traduz em medidas efetivas. A rede varejista americana Walmart, a maior do planeta, decidiu mudar essa escrita e está incentivando empresas de todos os portes a aderir à cruzada verde. Seu principal instrumento é o índice de sustentabilidade, uma espécie de ranking que irá listar as marcas mais comprometidas com esse conceito. A mensagem será repassada aos consumidores por meio de etiquetas afixadas nas gôndolas de seus 8.416 pontos de venda espalhados pelo planeta. Desde a matriz, em Bentonville (Arkansas), até o Brasil. A primeira etapa do projeto, do Walmart, deixa claro que a companhia pretende quebrar paradigmas. “Queremos criar um novo patamar de competição, em um nível jamais visto”, disse em recente entrevista à revista americana Fast Company.

 

É bom não duvidar. Com uma receita líquida global de US$ 401,2 bilhões, o poder de fogo do Walmart é maior do que o de muitos países. Seu volume de aquisições atinge US$ 100 bilhões por ano. Sua política de compras incentivou fusões, como a da Procter&Gamble com a Gillette. Sua estratégia de fixação de preços tem tamanho impacto na economia que conseguiu, nos anos 1990, reduzir em 1% a inflação anual americana. E mais: 12% de todo o ganho de produtividade obtido pelo país, na década de 1990, pode ser creditado à empresa fundada por Sam Walton. “O tamanho e a importância do Walmart fazem com que as causas que ele abraça se tornem realidade”, destaca Fernando de Almeida, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds). A entidade, aliás, é uma das parceiras na cruzada verde da rede varejista. Para o dirigente, iniciativas como a do Walmart têm, muitas vezes, um poder maior que leis e regras editadas por organismos governamentais. “A mensagem é simples: quem não se adequar não vende para o maior comprador do mundo”, resume Almeida.

 

Um movimento semelhante começa a acontecer no Brasil. Antes mesmo da elaboração do Índice de Sustentabilidade, previsto para ser concluído apenas em 2014, os executivos brasileiros estão tentando catequizar fornecedores. No início de 2010, a rede anunciou um acordo com nove companhias globais que criaram produtos sustentáveis para serem oferecidos nas gôndolas da rede no Brasil. Uma das que aderiram foi a Colgate-Palmolive, que fez uma versão ecológica de seu desinfetante Pinho Sol, com embalagem feita de resina reciclada e rótulo com papel de floresta certificada. “Apostamos nesse conceito muito antes de ele virar um modismo”, destaca Vânia Otoboni, diretora comercial da Colgate-Palmolive. “Trata-se de uma forma de incentivar as empresas na transição para o Índice de Sustentabilidade que o Walmart pretende criar”, explica Christianne Urioste, diretora de sustentabilidade do Walmart Brasil. A filial local também está apostando na construção de lojas ecoeficientes, nas quais o consumo de energia e água é, respectivamente, 25% e 40% menor em relação às convencionais.

 

Um movimento semelhante começa a acontecer no Brasil. Antes mesmo da elaboração do Índice de Sustentabilidade, previsto para ser concluído apenas em 2014, os executivos brasileiros estão tentando catequizar fornecedores. No início de 2010, a rede anunciou um acordo com nove companhias globais que criaram produtos sustentáveis para serem oferecidos nas gôndolas da rede no Brasil. Uma das que aderiram foi a Colgate-Palmolive, que fez uma versão ecológica de seu desinfetante Pinho Sol, com embalagem feita de resina reciclada e rótulo com papel de floresta certificada. “Apostamos nesse conceito muito antes de ele virar um modismo”, destaca Vânia Otoboni, diretora comercial da Colgate-Palmolive. “Trata-se de uma forma de incentivar as empresas na transição para o Índice de Sustentabilidade que o Walmart pretende criar”, explica Christianne Urioste, diretora de sustentabilidade do Walmart Brasil. A filial local também está apostando na construção de lojas ecoeficientes, nas quais o consumo de energia e água é, respectivamente, 25% e 40% menor em relação às convencionais.




Veículo: Isto é Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>