Geral
22/01/2024 17:06 - Seu supermercado está preparado para atender a Geração Z?
Com as novas gerações sempre conectadas e consumindo conteúdo de maneira crescente, o setor precisa transformar desafios em oportunidades. Durante a NRF 2024, o empresário e ex-jogador de basquete Magic Johnson enviou uma mensagem inspiradora para os jovens
Existe um segredo para o sucesso? Trabalho, disciplina, valorização dos funcionários, adoção de conceitos e valores, compreensão do perfil dos consumidores, oferta de conveniência e praticidade – são muitos os detalhes e processos que o setor varejista precisa aprimorar para alcançar resultados satisfatórios e se destacar diante da concorrência.
Na última edição da NRF Big Show 2024, em Nova York, discutiu-se como a Geração Z está integrada ao varejo e qual a sua importância para os negócios. Para inspirar os varejistas presentes, o ex-jogador Magic Johnson palestrou sobre sua trajetória de sucesso e a importância de inspirar e desafiar aqueles ao seu redor, um ambiente crucial, segundo ele, para o crescimento de qualquer negócio.
“Todos temos concorrentes que nos fazem melhores. Larry Bird me fez jogar meu melhor basquete. Fui abençoado por competir com ele desde o início. Ele me ajudou a crescer, me desafiou. Tive que vencê-lo no melhor jogo universitário da história”, compartilhou Magic sobre sua rivalidade com Larry Bird e a conquista do título em 1979.
Recado para a Geração Z
O ex-atleta, atual líder da Magic Johnson Enterprises, vê nas novas gerações, nativas digitais e antenadas com inovações, um potencial significativo para transformar a sociedade, especialmente a norte-americana. No entanto, ele ressalta a necessidade de uma mudança de mentalidade por parte da Geração Z. “Os jovens precisam aceitar críticas. Não podem esperar que paremos de criticar. Pare de se chatear! Pare de chorar! Queremos apenas ajudar”, alertou.
“Ninguém vai dar nada de graça. Minha filha pediu ajuda para abrir o próprio negócio. Eu disse que poderia ajudar, desde que ela elaborasse um plano de negócios completo. Ela saiu contrariada, chorou, mas depois me entregou o plano. Eu a ajudei. Mais tarde, ela agradeceu por eu tê-la feito percorrer o próprio caminho, enquanto amigos que abriram negócios sem estudo e trabalho duro faliram”, contou Johnson.
“Os jovens precisam entender que o feedback é um presente. Muitas vezes, não vão gostar do que falamos, mas é nosso trabalho, como pais e CEOs, tornar quem trabalha conosco melhor. Estamos preparando líderes, e liderar não é fácil”, concluiu Magic Johnson.
Impactos
Com uma identidade própria, um público ansioso e impaciente com serviços ruins e altamente conectado, a Geração Z exige que o varejista trabalhe com atributos como interatividade, diálogo em tempo real por meio das redes sociais, engajamento e criação de experiências de consumo altamente interativas.
Pensando especificamente no varejo alimentar, é recomendável adotar uma abordagem “figital” (físico + digital) integrada, com jornadas de experimentação que despertem o desejo de consumo digital, levando a processos de retirada em loja, por exemplo. Além disso, focar em categorias mais nichadas, oferecer serviços de frete integrado e personalizar serviços de valor agregado são diferenciais que podem aumentar a penetração de vendas no e-commerce para essa geração.
Futuro do E-commerce com a Geração Z
A conectividade com as demandas da Geração Z, familiarizada com a Internet, é uma realidade presente nos grandes supermercados e nos pequenos. É crucial que o e-commerce seja altamente funcional, rápido, disponível e envolvente para ter sucesso com esses clientes exigentes. A experiência digital de compra, impulsionada por soluções integradas com Inteligência Artificial (IA), tende a evoluir rapidamente para ser cada vez mais personalizada. O varejo alimentar precisa compreender que os clientes buscam hiperpersonalização e conveniência. A competição agora não é apenas local, mas global, com empresas centradas no cliente sobrevivendo a essa transformação. É fundamental integrar o e-commerce ao núcleo do negócio, superando a visão de que é uma operação separada.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria