Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

04/01/2024 10:54 - 4 tendências que poderão transformar os supermercados em 2024

Da mídia nas lojas aos movimentos de fusões e aquisições, o varejo de alimentos americano pode ter grandes mudanças neste ano

 

Por Renato Muller

 

Ano novo, vida nova. Para o setor de supermercados, 2024 deverá ser marcado por 4 tendências – algumas com um grau bem alto de segurança, outras ainda como uma grande incógnita.

Na visão da consultoria americana Insider Intelligence, estes são os 4 grandes temas que irão marcar o setor de supermercados neste ano nos EUA:

 

  • A hora do retail media
A expectativa da Insider Intelligence é que o mercado americano de retail media cresça 28,6% sobre 2023, movimentando quase US$ 60 bilhões. O uso de canais digitais deverá responder por 81,5% desse valor, mas vale destacar que os gastos com retail media dentro das lojas físicas e em canais de terceiros representará quase um quinto de todo o investimento publicitário nos canais de varejistas.

 

Para a consultoria, as redes de retail media desenvolvidas por empresas como Walmart, Hy-Vee, Target e Kroger irão se expandir para formatos de mídia dentro das lojas e em TVs conectadas. Algumas redes já começaram a experimentar esses formatos – e o céu será o limite.

 

  • A Amazon continuará tentando ser supermercado
A Amazon fez em 2023 sua mais radical mudança estratégica no setor de supermercados, trazendo executivos de varejo, revitalizando sua estrutura logística e mudando o foco de suas lojas. Falamos sobre essas mudanças AQUI. A oferta de assinatura de supermercado para clientes Prime, iniciada no mês passado, foi outro passo importante nessa estratégia.

 

Neste ano, a empresa voltará a abrir lojas com a bandeira Amazon Fresh, com melhorias no sortimento, estoque e no design no ponto de venda. O objetivo é ganhar espaço no setor de supermercados, onde tem um market share de apenas 4,4%, e passar a bater de frente com gigantes como Walmart, Kroger e Albertsons.

 

  • A incógnita do comportamento do consumidor

Apesar dos sinais de refreamento da inflação, ainda não está claro se os consumidores irão gastar mais neste ano ou se continuarão com um comportamento cauteloso. Para Doug McMillon, CEO do Walmart, as dívidas já contraídas e os juros em patamares elevados poderão manter o consumo deprimido, impactando as receitas e resultados dos varejistas.

 

Com isso, as marcas próprias do varejo deverão ter um bom ano em 2024. Dados do FMI – The Food Industry Association mostram que 96% dos consumidores compram itens de marca própria ao menos ocasionalmente e 37% o fazem para economizar dinheiro. Fatores como a qualidade dos produtos e o sabor, porém, podem fazer com que os clientes não voltem para as marcas líderes quando a situação financeira melhorar.

 

  • O novo gigante na praça: Kroger-Albertsons

Faz mais de um ano que as redes supermercadistas Kroger e Albertsons anunciaram a intenção de fundir suas operações. O sinal verde do FTC, a autoridade antitruste americana, ainda precisa ser dado, mas a Kroger afirma que é somente questão de tempo.

 

O impacto da fusão pode ser dramático, pois criará uma empresa que alcança mais de 85 milhões de residências nos Estados Unidos a partir de milhares de lojas físicas – uma estrutura com a qual somente o Walmart consegue rivalizar. Mais importante, a fusão fará com que a nova empresa tenha uma quantidade incrível de dados primários dos clientes, o que aumentará sua capacidade de fazer retail media e gerar novas fontes de fidelização, vendas e lucros.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

22/03/2024 17:10 - Páscoa: “Esperamos atingir entre 5 e 10% de aumento no volume de vendas”, comentou a VP de Vendas da Mondelez
12/03/2024 16:20 - Consumo de produtos orgânicos e naturais movimenta bilhões no Brasil
11/03/2024 11:18 - Páscoa: supermercados apostam em diversidade e estoque abastecido para atender clientes
06/03/2024 16:18 - Projeções para 2024: Pesquisa aponta melhoria no consumo em toda a América Latina
05/03/2024 16:32 - Em clima de Páscoa, Redes anunciam ofertas especiais e itens variados
28/02/2024 12:13 - Ypê anuncia novo diretor digital e canais especiais
21/02/2024 17:03 - Consumidores dão cada vez mais importância à origem dos produtos
18/02/2024 23:48 - A ABRAS lamenta o falecimento de Abílio Diniz
15/02/2024 15:50 - Vendas de repelentes e inseticidas aumentam 27% no Brasil
15/02/2024 11:12 - Nestlé investirá R$ 26 milhões em capacitação de jovens no Brasil até 2025
02/02/2024 11:37 - Expansão do mercado pet ganha força no setor supermercadista
26/01/2024 11:08 - 10 dicas de marketing para conquistar mais clientes em 2024
22/01/2024 17:06 - Seu supermercado está preparado para atender a Geração Z?
22/01/2024 16:37 - A era do autoatendimento
22/01/2024 16:18 - Queijo: um item essencial na cesta do shopper

Veja mais >>>