Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/10/2023 12:13 - Psicologia e design podem ser diferenciais para supermercados

Redes regionais e de menor porte podem se apoiar em novas competências para conquistar a fidelidade dos clientes

 

Por Renato Müller

 

Muito se fala em omnichannel e uso intensivo de tecnologia no varejo, mas atrair, manter e fidelizar clientes via muito além disso. Especialmente para pequenas e médias redes de supermercados, a diferenciação pode estar em outras competências, como a psicologia do consumidor e até mesmo ajustes no design dos pontos de venda.

 

Observando o momento do varejo supermercadista americano, em que a fusão entre as gigantes Kroger e Albertsons diminui as possibilidades para a concorrência competir em escala e preço, o especialista Kevin Kelley, cofundador do escritório de arquitetura Shook Kelley, acredita que será preciso tomar decisões difíceis e definir nichos de atuação. “Empresas que têm uma proposta de valor genérica, sem grandes atributos de destaque, estão na mesma posição que as lojas de departamentos, que foram incríveis por muitas gerações mas hoje lutam para sobreviver”, avalia.

 

O caminho mais natural para supermercadistas que buscam diferenciação é focar em preço baixo, mas quando as empresas tentam atender diferentes perfis de consumidores, pode ser difícil explicar para os clientes qual é o foco do negócio. “Hoje, o jogo do preço está nas mãos de quem é muito grande, como Walmart, Kroger e Amazon. E quem não tem esse tamanho não pode ser ‘mais ou menos’ para ninguém, precisa apresentar um diferencial muito claro”, explica o especialista, em uma argumentação que também vale para o mercado brasileiro.

 

Para Kelley, redes regionais de supermercados precisam desenvolver lojas de tamanho menor, com um sortimento bem definido segundo as necessidades dos clientes do entorno, itens exclusivos, áreas de consumo no PDV e foco em experiência. Uma área, em especial, que precisa ser transformada é a de mercearia, em que longos corredores não geram vendas adicionais. “Corredores são como autoestradas, mas dentro da loja o ideal é que o cliente passeie. Por isso, o layout precisa ser repensado para criar espaços de encantamento, surpreender o público e criar motivos para que o consumidor pare para ter uma experiência com os produtos”, explica. “Quando os clientes passam rápido pela loja, eles tendem a ter cestas de compra menores”, acrescenta.

 

Segundo o especialista, estar atento à psicologia do consumo ajuda a encontrar possibilidades de envolvimento dos clientes. “Humanos não gostam de espaços longos, altos e estreitos, como os corredores de casa ou do supermercado. Nós nos sentimos mais confortáveis em salas – mas adotar esse conceito exige repensar toda a operação da loja”, comenta.

 

Para ele, os corredores dos supermercados atendem bem às necessidades logísticas do varejo, mas não à experiência dos clientes. Mas adotar um layout diferente no PDV traz mudanças importantes no negócio: para começar, não será possível armazenar tantos produtos no piso de vendas. “O volume de vendas deveria ser mais importante do que o número de SKUs, mas nem todo mundo consegue fazer essa ‘virada de chave’ e rentabilizar a loja de uma forma diferente e mais agradável para os clientes”, completa.

 

Redação SuperHiper 
Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>