Geral
24/02/2010 09:53 - Mercado de macarrão cresceu 4%
Nos últimos cinco anos, o faturamento deste setor no país saltou 18%.
O faturamento total do mercado de macarrão em 2009 cresceu 4% e o fator que contribuiu para este dado foi o aumento em 8% nas massas instantâneas e frescas. Já a massa seca cresceu somente 2%, devido à variação do preço do trigo durante o ano.
Em 2009, as massas secas responderam por 84% do consumo no país, as instantâneas 13% e as frescas 3%. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Claúdio Zanão, a massa instantânea caiu no gosto dos jovens consumidores e, devido ao aumento do poder aquisitivo do brasileiro a massa fresca conquistou seu espaço.
Nos últimos cinco anos, o faturamento do setor cresceu 18% e o consumo percapita se manteve estável. O Brasil é terceiro maior mercado consumidor de macarrão do mundo e, em termos de consumo, o país perde apenas para a Itália e para os Estado Unidos. Porém, quando a estatística considerada é a percapita, o Brasil desce para 13º lugar.
Volume - Em 2009, o volume total de massas alimentícias reduziu 0,3%. A massa seca sofreu uma queda de 1,3% e as massas instantâneas e frescas cresceram 5% e 4% respectivamente.
Nos últimos cinco anos, a massa instantânea cresceu 20% e a fresca também. Já a massa seca caiu 2%.
Faturamento - Nos últimos cinco anos, o faturamento total cresceu 18%. Sendo, 15% em massas secas, 25% em massas instantâneas e 25% em massas frescas.
Já o consumo em 2009 foi estável. Nos últimos cinco anos, o consumo percapita de massas alimentícias sofreu uma queda de 4%. A massa seca reduziu 7%, a instantânea cresceu 13% e a fresca manteve o patamar.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria