Geral
14/09/2023 11:29 - Sabor é requisito essencial para alimentos plant-based
Mais do que o posicionamento ESG, consumidores só continuam comprando alimentos feitos com base em vegetais se eles forem saborosos, afirma pesquisa
Por Renato Muller
O posicionamento ambientalmente correto dos consumidores não resiste a uma comida com sabor ruim. Essa é a principal conclusão de um estudo realizado nos EUA pelo FMI – Food Industry Association, segundo o qual o público cita o sabor como a principal razão para voltar a comprar um produto plant-based que substitui uma alternativa animal.
Entrevistando pouco mais de 1.000 consumidores com mais de 18 anos, o estudo mostra que os consumidores mais jovens (Geração Z e Millennials) são os mais interessados em alternativas à alimentação baseada em carne. Famílias maiores, de alta renda e educação superior, que costumam gastar mais com alimentos de qualidade, são o público mais frequente de alimentos plant-based.
Para esse público, sabor é mais importante do que preço: alimentos saborosos entram na cesta de compras. Não à toa, 64% dos clientes frequentes pretendem aumentar o consumo desses produtos e experimentar novos itens no futuro. Por outro lado, quem não está habituado a consumir produtos plant-based não pretende incorporá-los ao cardápio no futuro, o que pode ser um limitador da expansão da categoria nos supermercados.
Ainda assim, parece existir um bom espaço para crescimento da categoria plant-based, tanto nos supermercados quanto no foodservice. Segundo o estudo, 84% dos entrevistados experimentaram pelo menos um alimento ou bebida plant-based nos últimos 12 meses e 66% consomem esses produtos ao menos ocasionalmente. Entretanto, apenas 44% dizem incluir pelo menos um item plant-based em sua dieta com regularidade (pelo menos uma vez por mês). Desses, alternativas ao leite são as mais procuradas, com 28% consumindo opções veganas pelo menos semanalmente.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria