Geral
22/02/2010 08:47 - Páscoa: Indústria aposta em ovos maiores
Os consumidores vão encontrar nas prateleiras do varejo nesta Páscoa ovos de chocolates com tamanhos e preços maiores. A indústria de chocolates, após reduzir a gramatura média dos produtos no ano passado, em razão dos efeitos da crise, aposta agora no forte avanço das vendas. Já os preços no varejo devem subir até 6%, puxados pelos reajustes dos últimos meses do açúcar e do cacau.
A franquia Cacau Show prevê crescimento de até 20% no volume das vendas em lojas com mais de um ano de funcionamento nesta Páscoa. A rede preparou o lançamento de 14 novos produtos para oferecer aos consumidores neste ano. "Este mercado é alavancado por novidades. Os chocolates têm de estar sempre sendo remodelados", diz o gerente de marketing da empresa, Stefenson Soalheiro.
Segundo ele, a maior parte do faturamento da franquia deverá vir da venda de ovos entre 200 e 400 gramas. "No ano passado, as gramaturas de 80 a 160 gramas foram as mais vendidas", explica Soalheiro. A expectativa da empresa é chegar à Páscoa com cerca de 800 lojas, frente às 653 lojas da mesma data de 2009. Levando em consideração todas as unidades, a Cacau Show diz esperar por alta superior a 40% nas vendas.
A fabricante suíça Lindt espera crescimento de 30% no volume das vendas. Segundo a gerente de produtos da Lindt para o Brasil, Camila Corsini, na Páscoa passada a venda de itens mais caros sofreu o impacto da crise, mas a expectativa é de reversão neste ano. "A retomada ficou bem clara a partir do meio do ano passado", diz.
Sem revelar números, tanto a Garoto quanto a Nestlé apostam na retomada das vendas. A Nestlé ampliou em 15% seus lançamentos, com destaques para ovos com gramaturas de até 330 gramas. A empresa informou ainda estar preparando reforço na atuação nos pontos-de-venda. Já a Garoto lançou 15 produtos exclusivamente para esta Páscoa.
Nos supermercados, a expectativa é de que os produtos com marca própria puxem as vendas. O Grupo Pão de Açúcar espera alta de até 30%, segundo o diretor comercial da rede, Jorge Faiçal Filho.
Para as demais categorias, a expectativa é de incremento de 15%. A partir desta semana, as tradicionais parreiras de ovos passam a compor a decoração das lojas, com mais de 90 lançamentos.
Na Bauducco, o gerente de produtos sazonais, Rodrigo Mainieri, prevê evolução de 15%. Ele ressalta, porém, que o desempenho do Natal com alta de 25% surpreendeu, e não descarta percentual de vendas superior ao estimado inicialmente para a Páscoa.
Já a gerente de marketing da Hershey''s Brasil, Renata Vieira, diz que os preços do chocolate bruto, utilizados na fabricação de barras, estão entre 5% e 10% superiores ao do ano passado. A empresa trabalha com a perspectiva de um incremento de 12% das vendas nesta Páscoa.
Nos últimos doze meses, os preços do açúcar e do cacau, cotados na Bolsa de Nova York, subiram, respectivamente, cerca de 87% e 16%. Na Cacau Show, Soalheiro prevê um reajuste de 6% nos preços dos produtos cobrados na ponta aos consumidores.
O presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Sussumu Honda, diz acreditar que, mesmo com a alta nos preços, o consumo não deve ser afetado. "A indústria está lançando ovos de chocolates para todos os tipos de bolsos". Para o diretor do departamento de Economia da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), Denis Ribeiro, a concorrência entre as redes deverá limitar o repasse dos preços dos insumos aos consumidores.
Veículo: Diário do Grande ABC

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria