Geral
22/05/2023 15:17 - Hipermercados puxam bom desempenho do varejo em março
Junto com itens de informática e farmacêuticos, setor teve destaque em pesquisa realizada pelo IBGE
Boas performances em artigos de informática, farmacêuticos e no setor de hipermercados ajudaram a compor a alta de 0,8% no volume de vendas do varejo restrito no mês em março. A observação partiu de Cristiano Santos, pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analista da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), que mostrou o aumento no setor.
É fato que as vendas em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo terem parado de cair. Nesse segmento, o volume de vendas ante fevereiro saiu de queda de 0,8% em fevereiro para estabilidade em março. Especialistas lembram o forte peso desse segmento no comércio: 54,9% do total. “Só o fato de não ter caído já ajuda [no resultado]”, resumiu Cristiano Santos. O especialista informou que menor pressão inflacionária, no período, ajudou a impedir nova queda consecutiva em vendas, nesse segmento.
“Super” avança e “hiper” cresce pouco
Os supermercados grandes e pequenos, nesta ordem, registram os melhores desempenhos em vendas totais no ano entre os diversos formatos do varejo alimentar, depois do atacarejo, ainda líder entre os canais de distribuição, apesar da desaceleração. Embora os hipermercados tenham ganhado um recente fôlego, parando de perder vendas, parte da melhora é reflexo de uma base de comparação fraca dessas megalojas, que tiveram anos recentes de desempenho fraco.
No caso dos supermercados, apesar de terem saído do foco dos investimentos dos líderes varejistas, são eles que conseguem manter taxas de expansão de um dígito alto a dois dígitos baixo, segundo os dados da NIQ Ebit. De janeiro a abril, os “supers” grandes cresceram 12,9% e os pequenos, 9,2%. Em termos de “mesmas lojas” (pontos com mais de 12 meses), a alta é de 8,7% e 6,6% respectivamente. Pela pesquisa, unidades grandes têm de 1 mil a 2,5 mil metros quadrados, e as pequenas, até 1 mil metros quadrados.
Em relação aos “hipers”, o crescimento é de 3,6% em vendas totais (a menor expansão entre todos os formatos e abaixo da inflação acumulada) e 7,3% em “mesmas lojas”. Esta alta é mais relevante, mas em cima de uma base comprometida.
Na quinta-feira, 25, a ABRAS trará os dados consolidados do setor no período. Para conhecer os resultados, basta acompanhar as atualizações do site SuperHiper.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria