Geral
03/04/2023 16:45 - Estratégia de exposição de produtos ajuda a melhorar as vendas
Evitar o excesso de informação é uma das dicas profissionais para melhorar a disposição de itens nas gôndolas
Nos últimos anos, houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor, principalmente no setor varejista. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 54% dos entrevistados pesquisam e comparam preços antes de comprar. Assim, a organização das gôndolas e a exposição dos produtos podem contribuir na tomada de decisão dos clientes, agregam valor à experiência de compra e incentivando a compra por impulso.
A exposição de mercadorias deve ser feita estrategicamente para facilitar o acesso dos produtos desejados pelo cliente, e pode ser obtida com algumas dicas de organização ou com a atuação de um profissional especializado no assunto. Essa foi a opção da Embalixo, que oferece apoio aos supermercados na exposição dos produtos da sua marca.
“Temos especialistas para analisar e sugerir o melhor planograma de gôndola para o varejo aumentar a receita com ganhos de margem”, destaca Rafael Costa, Diretor Comercial da Embalixo. Rafael conta que o passo inicial foi reduzir a quantidade de marcas na categoria.
Análises indicam que o excesso confunde o consumidor e compromete os resultados. O erro foi corrigido com a substituição de itens de marcas desconhecidas de combate e primeiro preço por linhas Embalixo focados na qualidade.
Esse trabalho de gerenciamento por categorias já vem sendo realizado com excelentes resultados. Nas lojas de varejo das redes que aceitaram as sugestões da Embalixo de alteração e inclusão de mix, houve crescimento médio de 25% nas vendas. Uma das mudanças foi a redução na quantidade de marcas no sortimento.
Outra correção que gerou resultados imediatos foi a substituição das linhas do formato Almofada pelos produtos Embalixo em Rolo, de acordo com as preferências atuais do consumidor. Por fim, fez toda a diferença na rentabilidade a inclusão de linhas diferenciadas e exclusivas da empresa, como Embalixo Fecha Fácil, Embalixo com neutralizador de odores e fragrância de lavanda, Embalixo voltado a Economia Circular e Embalixo Zero Plástico.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria