Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

23/03/2023 10:30 - Cartão da loja: consumidores gastam 20% a mais nos supermercados

Pesquisa NielsenIQ revela que o uso do private label aumentou devido às condições econômicas adversas; um em cada três consumidores utilizou cartões de lojas para fazer suas compras nos últimos meses

 

 

A busca por crédito é uma constante na vida dos brasileiros, especialmente em momentos de dificuldades, como as enfrentadas durante a pandemia. Nesses momentos, o acesso a cartões de crédito “da loja”, os private labels, é um recurso importante para muitas famílias. Segundo a pesquisa realizada pela NielsenIQ em parceria com a DM, empresa de serviços financeiros, lares que utilizam cartão de supermercados ou atacados gastam 20% mais do que os que usam outra forma de pagamento.

 

O estudo indica que 38,7% dos consumidores costumam parcelar as compras no cartão de loja, o que gera fidelidade e impulsiona a recorrência de gastos nos lares. Aqueles que utilizam cartão de supermercado concentram 30,4% dos seus gastos em lojas desse segmento, contra 28,6% dos que não usam. E o meio atacadista se destaca ainda mais: quem usa cartão concentra 70,7% dos gastos em atacados, contra 49,4% de quem não usa.

 

O cartão próprio também incentiva que o consumidor vá mais vezes ao supermercado, com ticket médio maior: são 31 idas ao ano, com gasto médio quase 10% superior.

 

Alimentos frescos

 

A pesquisa destacou também que os perecíveis frescos, ligados a setores como hortifruti, açougue, padaria e peixaria, são os itens que ganham a preferência ao serem pagos com o cartão de crédito. “São produtos que têm menor validade e por isso, precisam ser repostos com mais frequência — a “mistura” das refeições, por exemplo, é algo que dificilmente as pessoas compram em grande quantidade para durar o mês inteiro. Isso leva os consumidores a irem ao supermercado com maior frequência e o cartão da loja é uma importante alternativa para pagar as contas, principalmente em períodos nos quais o salário já foi gasto”, pontua Bruno Achkar.

 

Para Cirlene Gonçalves, Gerente Marketing da rede SPANI, o cartão private label se tornou necessário para a fidelização, aumento do ticket médio e personalização do atendimento. “Sem contar que conseguimos atrair novos clientes oferecendo maior poder de compra e melhores ofertas. Por enquanto, tivemos um aumento no ticket médio em torno de 50%, e as vendas em cartão próprio representam 10% do total. Agora nosso desafio está em aumentar a base ativa de clientes”, diz.

 

O estudo da NielsenIQ, mostra, ainda, a relevância de determinadas bandeiras, como a da DM, que traz ganhos significativos para os próprios varejistas. Nos supermercados, as bandeiras DM respondem por 42,6% do crescimento das vendas. De acordo com Denis Correia, CEO da DM, esses dados mostram a força da marca perante o mercado. “Há 20 anos a DM atua no setor de private label dando crédito a quem muitas vezes não consegue. Dessa forma, construímos um relacionamento de longo prazo e temos ajudado a incluir milhões de pessoas no mercado de consumo”, finaliza.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>