Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

12/02/2010 09:19 - Sob pressão

Para sair da crise, a Wap amplia linha de produtos e agora investe até em eletroportáteis

 

Poucas empresas conseguem a proeza de fazer com que seus produtos virem sinônimo de categoria de mercado. São ainda mais raras as companhias que mantêm esse status ao enfrentar dificuldades financeiras. Trazida ao Brasil em 1975 pelo alemão Wolfgang Tögel, a Wap se enquadra nesse grupo seleto. Maior fabricante de lavadoras de pressão - aqueles jatos d´água disparados a toda força - do Brasil, a Wap se transformou durante muito tempo numa espécie de empresa itinerante.

 

Como durante muito tempo viveu sob o peso de balanços negativos, ela foi passando de mão em mão. Entre os grupos que já foram seus controladores estão o dinamarquês Incentive-Alto, o fundo brasileiro Infracapital e até a concorrente sueca Electrolux. Em 2007, foi adquirida pelo grupo Lexys, composto por investidores do Paraná. "Quando compramos a marca em um leilão ela estava parada há dois anos", disse à DINHEIRO Geraldo Pougy, diretor-geral da Wap Brasil, em sua primeira entrevista. "Sabíamos que, se bem gerenciada e com um novo posicionamento, ela voltaria a dar lucro."


 
Em 2009, as vendas atingiram R$ 62 milhões, resultado 67% maior que o registrado no ano anterior. Com velocidade de expansão maior, o lucro apareceu pela primeira vez em uma década, segundo Pougy. O plano de reposicionamento envolveu uma nova estratégia de distribuição. A primeira iniciativa foi ampliar as vendas no varejo. "Com isso, a presença da marca subiu de 150 revendas profissionais para 1.500", diz Édla Pavan, diretora comercial da Wap. "Passamos a ocupar espaço em gôndolas do WalMart, Extra, Casas Bahia e Carrefour." A grande tacada, porém, foi aumentar a linha de produtos.

 

O catálogo da Wap, composto apenas de dez lavadoras e cinco aspiradores, triplicou em dois anos. Resultado: o número de clientes da companhia subiu de 800, em 2006, para seis mil, em 2009. Há ainda um plano inédito na manga. Neste ano, a empresa investirá R$ 1,5 milhão em lançamentos como liquidificadores e batedeiras, acessórios automotivos e ferramentas. Vai funcionar? "O lançamento de produtos em áreas diferentes precisa ser feito gradualmente para não confundir o consumidor e dar tempo para que as novidades sejam aceitas", diz Jaime Troiano, do grupo Troiano de Branding.

 


Veículo: Revista Isto É Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>