Geral
03/03/2023 15:27 - Euroshop 2023: o varejo deve ser atrativo e prazeroso
Especialista aponta três pontos de atenção importantes para o setor supermercadista: Retailment, iluminação e infraestrutura
A Euroshop 2023 terminou no dia 02 de março e proporcionou um clima excelente a todos que participaram. Foram ao total mais de 81.000 visitantes do mundo todo, e o evento foi um motivador para o comércio varejista, provando-se ser uma fonte de inspiração, ainda mais tendo em vista os três anos anteriores, que desafiaram os varejistas, principalmente nas áreas de digitalização, gerenciamento de energia e sustentabilidade.
Segundo o diretor administrativo da Messe Düsseldorf, Erhard Wienkamp, o evento cumpriu seu objetivo de trazer bons contatos e relacionamento entre os visitantes. “Estamos muito satisfeitos que a Euroshop mais uma vez tenha cumprido sua missão como principal feira comercial do mundo, oferecendo muita orientação”, finaliza.
Enumerar todas as novidades apresentadas pelos 1.830 expositores é bem desafiador, mas a SuperHiper selecionou alguns pontos importantes para o varejo, com a colaboração do CEO Transforma Varejo e Supermercado Katucha, Rafael Haddad, que trouxe três pontos importantes a serem observados.
1. Retailment (Retail + entertainment)
Desde a NRF tem-se falado muito do varejo com o entretenimento, ou seja, retail + entertainment, uma loja com muito mais entretenimento e experiência para os clientes. É necessário apresentar novas ideias para atender os compradores, pois eles querem mais do que comprar, precisam de um “lugar para se estar”, ter prazer em ir aquela unidade para encontrar amigos, por exemplo, ou ter algum tipo de distração.
Segundo Haddad, “uma das grandes batalhas dos europeus nos últimos anos foi tornar o supermercado um ambiente atrativo e prazeroso. Percebi como as lojas investiram em painéis de led, painéis interativos, totens digitais, televisões e ações de marketing junto com a indústria”.
O importante é investir em algo com tecnologia e que favoreça o cliente, além de atrair o shopper. “O uso de Hologramas e Inteligência artificial dentro das lojas estavam chamando a atenção como a principal tendência de inovação e entretenimento”, finaliza Haddad.
2. Iluminação
“Na minha visão, esse é um assunto muito pouco conhecido e explorado pelo varejo brasileiro”, aponta Haddad, um dos pontos importantes e que chamou a atenção de quem passou pelo o evento, a iluminação das lojas, dos produtos, para realçar os expositores de alimentos e das lojas com a luz.
Para a empresa Imoon, que esteve presente, ela ofereceu aos varejistas a oportunidade de experimentar diversas opções para displays. Para as áreas dedicadas a mercearia, frutas, legumes, verduras e peixaria, eles apresentaram sugestões para otimizar e reduzir a complexidade da instalação. A empresa, em seu stand, pensou uma estrutura para favorecer os alimentos e tornar o ambiente agradável.
“Uma das coisas que mais me impressionou foram os supermercados trazerem o conceito de luzes de outros ramos do varejo, como varejos de vestuários e modas luxuosas. Em Edeka, por exemplo, eles trouxeram o arquiteto que projetou as lojas da Gucci para desenvolver esse conceito”, comentou Haddad.
3. Refrigeração e Infraestrutura
“Os expositores apresentaram soluções muito eficientes para o dia a dia do varejo, como gôndolas que giram 360 graus, para que os repositores abasteçam por trás, respeitando o processo de peps e pvps”, explicou Haddad. “Geladeiras com portas que abrem de forma automática, através da aproximação da mão do cliente”.
Além disso, a feira apresentou opções sustentáveis para as lojas, não somente para a proteção do clima, mas também através do uso de materiais inovadores e biodegradáveis para a montagem de lojas, como resfriamento, aquecimento, refrigeração, ar condicionado, inovações tecnológicas que ajudam a tornar lojas físicas mais eficientes e menos intensivas em energia. O monitoramento do consumo de energia e a sustentabilidade desses sistemas são, portanto, particularmente importantes.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria